Topo

Esse conteúdo é antigo

Cadê o inverno? Semana terá sol em SP e calor acima de 30ºC no Centro-Oeste

São Paulo não terá chuvas esta semana; já a situação é contrária no Norte e Nordeste Imagem: BRUNO ESCOLASTICO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO (arquivo)

Do UOL, em São Paulo

04/07/2022 04h00

Mesmo com a chegada do inverno, o sol e as temperaturas amenas serão predominantes durante os dias das capitais da região Sudeste nesta semana. São Paulo terá sol todos os dias, com a máxima chegando a 28ºC hoje, segundo o Climatempo. Na região Nordeste, com exceção de Fortaleza e Teresina, as capitais terão chuvas diárias com até 120 mm de precipitações na costa leste, que ficou em estado de atenção até sábado.

Em São Paulo, o boletim do Inmet aponta que a capital não terá chuva nesta semana. A semana começa com mínima de 14ºC e máxima de 28ºC, com uma diminuições leves e graduais: na quarta-feira (6) se esperam mínimas em torno de 15ºC e máximas que chegam aos 24ºC. O resto da semana segue com termômetro estável, de 16ºC a 22ºC tanto na quinta (7) como na sexta-feira (8).

Veja a previsão do tempo em sua cidade.

Tempo seco no Sudeste e Centro-Oeste

Segundo o Inmet, não há previsão de acumulados de chuva para as regiões de Sudeste e Centro-Oeste.

No Rio de Janeiro, as temperaturas chegam a 30ºC apenas hoje, com uma mínima de 15ºC. No decorrer da semana, as temperaturas ficam estáveis, com mínimas que não ficam abaixo dos 20ºC e máximas que não passam dos 26ºC. Assim como em toda a região, não há previsão de chuva, informa o Climatempo.

A situação é quase a mesma em Belo Horizonte e Vitória. Na capital mineira, a semana começa com mínima de 12ºC e máxima de 26ºC, no decorrer da semana a máxima não fica acima dos 21ºC e as mínimas variam entre 13ºC e 14ºC.

Já no Centro-Oeste o calor acompanha o sol, de acordo com o Climatempo. Com destaque para Cuiabá, que não terá máximas abaixo dos 30ºC, todas as capitais da região terão sol e calor.

Em Cuiabá, a semana começa com mínima de 19ºC e máxima de 36ºC. As temperaturas seguem essa tendência durante o decorrer da semana, variando entre 15ºC e 18ºC de mínima e máximas entre 34ºC e 35ºC.

Goiânia e Campo Grande também terão dias quentes. Em ambas as capitais, os termômetros hoje devem bater os 32ºC de máxima. No decorrer da semana, as mínimas na capital goiana ficarão em 16ºC e as máximas ficarão em 29ºC. Já em Campo Grande a situação é parecida, mas com as mínimas em 18ºC e as máximas em 30ºC.

Já em Brasília, o tempo deve ficar um pouco mais frio em comparação às outras capitais, segundo o Climatempo. A semana começa com mínimas de 13ºC hoje e amanhã, com as máximas chegando a 26ºC. O resto da semana as máximas ficarão em 24ºC e as mínimas ficarão em torno dos 11ºC.

Chuvas no Norte e Nordeste

O Inmet aponta para acumulados expressivos de chuva nas duas regiões. No Norte, são previstos até 100 mm de chuva em Roraima, norte do Pará, noroeste do Amazonas e extremo leste do Amapá. Já no Nordeste, os acumulados de chuva podem chegar a até 120 mm na costa leste da região, enquanto na parte norte são previstos até 70 mm.

Em Boa Vista, a semana começa com pancadas de chuva entre hoje e amanhã, segundo o Climatempo. Apesar disso, as mínimas ficam em 22ºC e as máximas em 32ºC em ambos os dias. Na quarta e quinta-feira as chuvas dão uma trégua e as mínimas ficam em 21ºC e as máximas em 31ºC. Na sexta-feira a chuva volta, mas os termômetros ficam em 30ºC e a mínima em 23ºC.

Em Belém e Manaus, as situações são semelhantes, com chuva a semana inteira - com exceção de quinta-feira em Manaus - e máximas em torno dos 30ºC. Tanto na capital paraense como na capital amazonense, a semana já começa com pancadas de chuva e termômetros que vão de 22ºC de mínima e 31ºC de máxima hoje e amanhã. Não há grandes variações no decorrer da semana, já que as mínimas ficam em torno dos 22ºC e máximas que não passam dos 32ºC.

No Amapá, a chuva também predomina na semana, assim como o calor, segundo o Climatempo. Hoje a previsão é de mínima de 24ºC com máxima de 30ºC, com chuva a qualquer hora. No restante da semana, as temperaturas têm uma queda e a chuva dá uma trégua amanhã, com as mínimas variando entre 21ºC e 23ºC e máximas que ficam em 29ºC.

Em Palmas, Rio Branco e Porto Velho, as chuvas serão mais isoladas, com destaque para Palmas que terá mínimas de 21ºC e máximas de 33ºC a semana inteira, sem previsão chuvosa. Já em Rio Branco e Porto Velho, as chuvas dão as caras hoje, em Porto Velho, e na quinta-feira, também em Rio Branco. Ambas as capitais terão mínimas que variam entre 18ºC e 20ºC a semana inteira e máximas que chegam a 32ºC.

Já no Nordeste as capitais terão chuvas diárias, segundo o Climatempo. A exceção fica para Fortaleza, que não terá chuva na sexta, e Teresina, que só terá chuva na sexta-feira.

Em Recife, João Pessoa e Salvador, além das chuvas, as temperaturas também ficam parecidas. Com mínimas de 24ºC, as capitais pernambucana e paraibana não terão máximas tão elevadas, ficando entre 27ºC e 28ºC a semana inteira. Já em Salvador os termômetros ficam um pouco mais abaixo, registrando mínimas de 20ºC e máximas de 26ºC.

Em Aracaju, Natal e Maceió, o calor e as chuvas são quase as mesmas. Nessas capitais, as mínimas ficam em 22ºC e as máximas ficam em 29ºC a semana inteira, com uma pequena variação nas máximas de Maceió que ficam em 26ºC.

A capital cearense também terá dias quentes pela frente. Começando por hoje, a mínima fica em 24ºC e a máxima ficará em 30ºC. De amanhã até sexta-feira as máximas variam entre 27ºC e 29ºC, mas com mudanças consideráveis nas mínimas, que vai de 22ºC amanhã a 27ºC na quarta-feira. Já em Teresina as máximas ficam em 34ºC a semana toda, com mínimas variando entre 20ºC e 23ºC.

Sol e Chuva no Sul

O Inmet informou que os maiores volumes de chuva no Sul devem se concentrar no Rio Grande do Sul, podendo chegar a 80 mm no centro-sul do estado. Não há acumulados significativos de chuva para a região.

Em Porto Alegre, a semana já começa com chuva e mínimas de 15ºC e máximas de 23ºC hoje e amanhã. A chuva dá trégua na quarta e quinta-feira e os termômetros marcam 14ºC de mínima e uma queda na máxima: 28ºC na quarta e 22ºC na quinta-feira. A chuva volta a aparecer na sexta-feira, quando a temperatura mantém a mesma mínima e cai um pouco para 21ºC.

Em Curitiba e Florianópolis as chuvas não dão as caras e o sol toma conta, de acordo com o Climatempo. A capital paranaense terá mínimas que variam entre 12ºC e 15ºC e máximas variando entre 23ºC e 26ºC até quinta, com uma leve queda para 20ºC na sexta-feira.

Já na capital catarinense a semana começa com mínimas de 15ºC hoje e amanhã, e máximas que chegam a 28ºC. O Climatempo alerta para uma mudança brusca de temperatura a partir de quarta-feira, quando a mínima cai para 11ºC e a máxima para 17ºC. Já na quinta e sexta-feira os termômetros ficam entre 13ºC e 23ºC.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cadê o inverno? Semana terá sol em SP e calor acima de 30ºC no Centro-Oeste - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano