Topo

Esse conteúdo é antigo

Golfinhos de espécie ameaçada de extinção aparecem mortos em Praia Grande

Os dois animais tinham marcas de redes de pesca no corpo e foram encaminhados para necropsia - Divulgação Prefeitura de Praia Grande
Os dois animais tinham marcas de redes de pesca no corpo e foram encaminhados para necropsia Imagem: Divulgação Prefeitura de Praia Grande

Do UOL, em São Paulo

23/07/2022 17h48

Dois golfinhos da espécie toninha franciscana, ameaçada de extinção, foram encontrados mortos nas faixas de areia de Praia Grande, no litoral paulista, nesta sexta-feira (22). Os animais foram localizados pelo Grupamento de Guarda Costeira, da Guarda Civil Municipal de Praia Grande, segundo a prefeitura da cidade, nas praias do bairro Ocian e Caiçara. Os dois tinham marcas de redes de pesca pelo corpo.

O golfinho encontrado no bairro Ocian era uma fêmea, considerada jovem, e tinha marcas possivelmente causadas por rede de pesca. De acordo com a prefeitura, a suspeita é de que o animal tenha sido morto por algum barco pesqueiro. Já o golfinho encontrado no bairro Caiçara era um macho, também jovem, e também com marcas de redes de pesca pelo corpo. Os animais foram encaminhados para necroposia no Instituto Biopesca.

A toninha franciscana é uma espécie de golfinho comum no litoral de São Paulo. Endêmica no Atlântico Sul, ela só ocorre no Brasil, Uruguai e Argentina. Pode ser cinza, marrom ou amarelada e seu tamanho máximo é 1,8m.

A prefeitura de Praia Grande orienta que quem encontrar animais encalhados na faixa de areia não toque ou se aproxime deles, mas entre em contato com a Guarda Civil Municipal pelo telefone.