Topo

Esse conteúdo é antigo

Brumadinho e Rio recebem pinturas de 'corrente humana' feita por francês

Projeto "Beyond Wall" (Além dos Muros) no Morro do Zinco, no Rio de Janeiro: artista francês quer desenhar braços interlaçados em 30 cidades do mundo - Divulgação/Saype
Projeto 'Beyond Wall' (Além dos Muros) no Morro do Zinco, no Rio de Janeiro: artista francês quer desenhar braços interlaçados em 30 cidades do mundo Imagem: Divulgação/Saype

Do UOL, em São Paulo

24/07/2022 10h02

A cidade de Brumadinho (MG), a praia de Copacabana e o morro do Zinco, no Estácio, Rio de Janeiro, foram o destino de duas fases de um projeto artístico que quer representar a união entre diferentes povos.

Este é o Beyond Walls (Além dos Muros, em português), do artista plástico francês Saype, que forma uma "corrente" humana com imagens de braços interlaçados pintados com tinta biodegradável.

O projeto, que teve início com uma pintura nos jardins da Torre Eiffel, em Paris, França, pretende passar por 30 cidades.

"Neste trabalho, a simbologia do cruzamento de barreiras não elimina a singularidade de cada uma das mãos: todas contam uma história que está marcada por históricos múltiplos (sociais, geográficos, étnicos, etc)", explica Saype na página oficial do projeto.

Após a pintura em Copacabana e no Morro do Zinco, concluída nesta semana, o artista ficou sabendo da tragédia em Brumadinho e achou que o simbolismo da pintura se aplicava também ao local.

"A produtora me disse que uma tragédia aconteceu três anos atrás: uma barragem de mineração caiu e mais de 270 pessoas morreram. E eu pensei: ok, eu posso fazer alguma coisa", declarou Saype à TV Globo.

O local escolhido na cidade mineira foi um campo de futebol onde, na época do rompimento da barragem, os helicópteros dos Bombeiros pousavam com as vítimas resgatadas da lama.

Obra do artista Saype em Brumadinho (MG): projeto 'Além dos Muros' desenha braços interlaçados em diferentes cidades do mundo - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Obra do artista Saype em Brumadinho (MG): projeto 'Além dos Muros' desenha braços interlaçados em diferentes cidades do mundo
Imagem: Reprodução/TV Globo