Topo

Justiça absolve PMs acusados de matar dois suspeitos com 50 tiros em SP

Momento da ação em que PMs matam os dois suspeitos Imagem: Reprodução

A Justiça de São Paulo absolveu ontem dois policiais militares acusados pelas mortes de dois suspeitos de roubo atingidos por 50 tiros enquanto estavam em um carro parado em uma ocorrência em junho de 2021 em Santo Amaro, zona sul da capital paulista.

A ação foi filmada por uma testemunha (veja abaixo), que postou o vídeo nas redes sociais na época. Os PMs alegaram ter agido em legítima defesa porque os dois suspeitos estavam armados. Contudo, as imagens dos vídeos mostraram apenas os disparos dados pelos policiais.

O sargento André Chaves da Silva e o soldado Danilton Silveira da Silva, que estavam presos preventivamente no presídio da Polícia Militar em São Paulo sob a acusação de homicídio qualificado por motivo torpe e meios que dificultaram a defesa das vítimas, foram soltos ontem à noite.

Durante o julgamento, no Fórum Criminal da Barra Funda, zona oeste de São Paulo, a maioria dos jurados votou pela inocência dos réus, em sentença proferida pelo juiz Paulo Fernando Deroma de Mello, da 3ª Vara do Júri.

O UOL não localizou os advogados dos policiais militares inocentados. O Ministério Público de São Paulo denunciou os dois pelas mortes de Felipe Barbosa da Silva, 23, e Vinicius Alves Procópio, 19, e por fraude processual.

Segundo a promotoria, os agentes colocaram as armas no local do crime para sustentar a tese de legítima defesa. Contudo, essa acusação foi descartada pela Justiça por falta de provas.

Um cabo da PM, que conduziu a viatura das forças de segurança durante a abordagem, também chegou a ser acusado, mas a Justiça entendeu que a denúncia era improcedente, já que ele não efetuou disparos na ação. Ele foi solto pela Justiça em setembro de 2021.

Comemoração filmada

Um vídeo obtido pelo UOL mostra o momento em que a absolvição foi proferida em júri, com comemoração dos policiais militares fardados e à paisana, que lotaram o plenário no Fórum da Barra Funda.

As imagens mostram a reação dos agentes, que festejaram de pé, com gritos e aplausos. Há também vídeo de PMs festejando com buzinaço a volta do sargento e do soldado absolvidos para o batalhão onde trabalhavam.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Justiça absolve PMs acusados de matar dois suspeitos com 50 tiros em SP - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Segurança pública