Juma x Velho do Rio? Onça deixa sucuri escapar após luta no Pantanal; veja
Uma onça-pintada foi flagrada lutando com uma sucuri no Rio Três Irmãos, no Parque Estadual Encontro das Águas, na região do Pantanal, em Mato Grosso. A batalha entre os animais foi flagrada pelo guia turístico Branco Arruda, na tarde da última terça-feira (2).
"A sucuri mordeu a onça, por isso conseguiu escapar", diz Arruda.
O guia turístico relata que notou a aproximação da onça quando fazia um passeio pelo rio em um barco com turistas alemães, que foram ao parque conhecer a biodiversidade ecológica do local, entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço.
"A sucuri estava no barranco e, quando ela desceu para o rio, deu de frente com a onça que estava na água, na margem. Foi quando a onça pegou a cobra, e começou a batalha entre as duas", conta.
No vídeo de pouco mais de um minuto, é possível ver a onça-pintada na margem do rio. Ela ataca a sucuri, que, no momento em que o vídeo foi feito, também está na água. A cobra tenta descer a correnteza para se livrar da onça, que em alguns momentos chega a abocanhá-la.
Após alguns segundos de briga, a sucuri consegue se desvencilhar da onça e desaparece na água. O felino também deixa o local, em seguida.
A onça que aparece nas imagens é conhecida dos funcionários do parque e recebeu o nome de Ibaca. Ela é monitorada pelos profissionais do parque desde 2018.
Cena inesquecível
Ainda segundo o guia, dez turistas alemães que faziam o passeio de barco pelo rio presenciaram a cena.
É uma cena diferente, inesquecível. Apesar de a gente estar o ano todo aqui, não é sempre que vemos uma situação como essa. Os turistas que estavam com a gente ficaram impressionados, alguns chegaram a tremer. É uma cena rara de se ver, é a coisa mais linda.
Branco Arruda, guia turístico
O guia afirmou ainda que foi a segunda vez naquele dia que a onça perdeu uma luta em busca de alimento. Pela manhã, o mesmo animal tentou atacar um jacaré, mas também não conseguiu.
"Por volta das 9h20 a onça tentou atacar um jacaré, mas ela errou o bote. E por ter ficado sem alimento ela começou a subir caminhando no rio, na beirada, em busca de outro animal, até que ela achou a sucuri, mas também não conseguiu se alimentar."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso