Topo

Esse conteúdo é antigo

Arara pousa em capacete e 'pega carona' com ciclista em Brasília

Jéssica Lima

Colaboração para o UOL, em Brasília

08/08/2022 20h17

Um ciclista foi surpreendido na manhã de ontem (7) enquanto pedalava no Lago Sul, em Brasília. Uma arara da espécie Canindé pousou no capacete do advogado e atleta Leonardo Mota, de 44 anos, e o acompanhou por cerca de dois minutos. "Foi um sinal de sorte", acredita o ciclista.

Mota treina triatlo há mais de 20 anos e já competiu em diversos países. Segundo ele, esse episódio curioso nunca tinha acontecido antes e vai ficar guardado para sempre em sua memória.

"Eu estava indo para o treino de ciclismo que acontece todo domingo no Lago Sul, por volta das 8h30, quando percebi uma arara linda e grande voando, sabe? Pensei que ela daria um rasante na minha cabeça. Mas fui surpreendido com o pouso na minha cabeça. Até então, só tinha visto passarinhos e um mico", relata o triatleta.

Leonardo Mota explicou que estava sozinho, mas logo atrás outros ciclistas estavam pedalando aceleraram e também registraram o momento inusitado. Nas imagens a arara, das cores verde, amarela e azul, aparece bicando o capacete de Leonardo e só saiu de lá depois que advogado balançou a bicicleta.

"Parei a bicicleta e ela continuou. Estava com medo de que ela pudesse se machucar. Mas a arara estava calminha, se sentindo à vontade. Ainda deu tempo de gravar, tirar foto. Aproveitar mesmo o momento. Depois que ela saiu, ainda voou para a cabeça de outro rapaz, integrante do grupo de treino e, só depois disso, saiu".

Ciclista Leonardo Mota foi surpreendido por arara em treino em Brasília - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Ciclista Leonardo Mota foi surpreendido por arara em treino em Brasília
Imagem: Arquivo Pessoal

Amuleto da sorte

Depois de terminar o treino e rever as fotos, o triatleta conta que se emocionou. Ele reforça que agora as araras serão o seu amuleto da sorte e acredita que a presença do animal vai trazer coisas boas em sua vida.

"Fiquei me perguntando: por que eu? Deve ter uma explicação. Pode ser porque minha roupa estava parecida, não sei. Creio que não foi coincidência. Ela apareceu para me trazer sorte e agora estou sendo chamado até de Leo da arara", complementa o advogado.