Topo

Esse conteúdo é antigo

Semana tem chuva e pode marcar 10ºC em SP; veja previsão pelo país

Semana deve começar com chuva na cidade de São Paulo Imagem: CRIS FAGA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

08/08/2022 04h00

Após um mês marcado pelo tempo seco e predominantemente quente, a cidade de São Paulo deve começar a semana com dias chuvosos, com 10 milímetros de precipitações hoje e amanhã, de acordo com previsões do MetSul. No meio da semana, o inverno dá as caras, com temperaturas podendo baixar para 10ºC na capital paulista — com máxima de apenas 16ºC na quinta-feira (11).

As temperaturas devem se manter entre 16ºC e 21ºC nos dois primeiros dias da semana, com queda maior de temperatura a partir da quarta-feira (10), quando a mínima deve ser de 12ºC e a máxima de 18ºC.

Na quarta-feira, ainda há previsão de chuva fraca na capital paulista, mas o tempo deve voltar a ficar firme na quinta-feira (11), dia previsto para ser o mais frio da semana, com mínima de 10ºC e máxima de apenas 16ºC.

Veja a previsão do tempo em sua cidade

Segundo o Climatempo, na sexta-feira (12) o sol volta à cidade e a máxima deve ser de 26ºC — ainda assim, a mínima é baixa, podendo bater nos 12ºC.

O fim de semana volta a ser de temperaturas um pouco mais frias, com mínima não baixando dos 14ºC — no sábado (13) — e máxima chegando aos 22ºC — no domingo (14).

O tempo também deve ser chuvoso entre a segunda e a quarta na cidade do Rio de Janeiro. Belo Horizonte tem apenas possibilidade de pancadas de chuva na quarta-feira (10), e Vitória (ES) não deve ter qualquer precipitação, segundo o Climatempo.

Chuva também em outras regiões

A chuva não ficará restrita à cidade de São Paulo e ao Rio. O Sul, que pode ter acumulado acima dos 100 milímetros no Paraná no fim de semana por causa de uma frente fria associada a um ciclone extratropical, continuará assim até a quarta-feira (10), principalmente na área leste da região.

Ventos de até 80 km/h também podem ser registrados na região da Serra gaúcha e catarinense e na cidade de Curitiba.

Precipitações também devem ser registradas no Centro-Oeste, que não teve chuva significativa (acima dos 10 milímetros) em julho.

"No domingo, começam algumas mudanças importantes na atmosfera. Vai começar a entrar um ar úmido do norte do Brasil em direção ao Mato Grosso. Ao mesmo tempo, uma área de baixa pressão atmosférica vai ganhando força no Paraguai, tudo isso vai deixar a atmosfera mais instável, mais propensa à formação de nuvens", explicou a meteorologista Josélia Pegorim, ao Climatempo.

Segundo ela, a chuva vai "se espalhando" pelo Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás na segunda-feira e se intensificando na terça-feira.

37ºC em Cuiabá

Após a chuva, o tempo deve esfriar brevemente na região Centro-Oeste. Em Cuiabá, na quarta-feira (10), a mínima deve ser de 15ºC e a máxima de 23ºC. Na quinta-feira (11), porém, a máxima prevista é de 37ºC. Segundo o Climatempo, os termômetros devem se aproximar dos 40ºC na sexta-feira (12).

No Nordeste, a tendência é de que as chuvas registradas na última semana continuem em capitais como Natal, Maceió e Recife, com Teresina podendo ter máxima de 36ºC na quinta-feira. No Norte, também há previsão de chuvas com raios para capitais como Belém e Boa Vista, e cidades como Manaus e Rio Branco devem ter máximas na casa dos 30ºC..

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Semana tem chuva e pode marcar 10ºC em SP; veja previsão pelo país - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano