Topo

Esse conteúdo é antigo

CE: Aluno de 15 anos usa arma de CAC, atira em 3 em escola e alega bullying

O aluno de 15 anos e os colegas que ele baleou cursam o 1° ano do ensino médio em uma escola estadual de Sobral (CE) - Reprodução/TV Verdes Mares
O aluno de 15 anos e os colegas que ele baleou cursam o 1° ano do ensino médio em uma escola estadual de Sobral (CE) Imagem: Reprodução/TV Verdes Mares

Colaboração para o UOL

05/10/2022 13h56

Um adolescente de 15 anos atirou contra três colegas na sala de aula em que estuda, na Escola Estadual Carmosina Ferreira Gomes, em Sobral (CE). Um aluno do 1º ano do ensino médio foi atingido na cabeça e está internado na Santa Casa local. O estudante que realizou os disparos foi apreendido e alegou que sofria bullying na unidade de ensino. A arma usada no crime era legal e pertencia a um CAC (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador).

A ocorrência se deu por volta das 10 horas de hoje, no colégio localizado no bairro Sumaré. O estudante, de 15 anos, entrou na sala de aula da escola estadual Carmosina Ferreira Gomes e disparou contra os colegas.

Equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e uma equipe da perícia forense compareceram ao local. Segundo informações do Raio (Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas da Polícia Militar), após atirar, o adolescente fugiu da escola e se escondeu em casa, onde foi apreendido e conduzido para a Delegacia de Homicídios da cidade de Sobral.

Segundo a polícia, o garoto disse em depoimento que vinha sendo vítima de bullying por parte dos colegas. Na manhã de hoje, eles tiveram um desentendimento e o adolescente decidiu atirar contra eles.

De acordo com um funcionário da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, uma das vítimas, atingida na cabeça, está em estado grave na UTI da unidade de saúde. Os outros dois feridos, um deles na perna, foram atendidos e não correm risco de morte.

Segundo a investigação preliminar, a arma seria mantida dentro da residência do adolescente. O pai, que chegou a ser apontado como "dono", tem antecedentes criminais por roubo e outros crimes, mas não é o responsável pelo registro do armamento, em nome de um terceiro, de nome ainda não divulgado pela polícia. A identidade do pai do garoto não foi divulgada pela polícia e, por isso, o UOL ainda não conseguiu identificá-lo para buscar sua defesa.

De acordo com a SSPDS (Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social) o adolescente de 15 anos responderá por "ato infracional análogo ao crime de tentativa de homicídio", foi apreendido com uma arma de fogo registrada no nome de um CAC (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador), mas não confirmou que seria o pai do menino.

"A captura ocorreu após uma ação rápida do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas da PM do Ceará, em Sobral. Conforme depoimento na delegacia, o adolescente havia premeditado o ato após ser vítima de bullying", diz o órgão, na nota.

Em nota, a Seduc (Secretaria de Educação) do estado do Ceará lamentou o ocorrido e informou que adotou imediatamente as providências necessárias para socorro das vítimas e acionamento do trabalho policial. "Os três alunos foram levados para atendimento na Santa Casa de Misericórdia de Sobral e seus familiares estão sendo acolhidos pela equipe da Coordenadoria Regional, que inclui assistente social e psicóloga".

"Recebi com muita tristeza e preocupação o caso ocorrido na escola Professora Carmosina Ferreira Gomes", escreveu há pouco nas redes sociais a governadora do Ceará, Izolda Cela. "Determinei resposta rápida das nossas forças de segurança, inclusive sobre a origem da arma utilizada no crime. A Secretaria da Educação do Estado está também dando o suporte necessário à comunidade escolar e às famílias".

Caso de estudo em educação

escola - Reprodução/Google Maps - Reprodução/Google Maps
Escola Estadual Professora Carmosina Ferreira Gomes, em Sobral (CE)
Imagem: Reprodução/Google Maps

Exemplo de investimento em educação básica, o município de Sobral é referência brasileira em evolução de desempenho nos anos iniciais (1º ao 5º), praticamente dobrando os índices de performance dos alunos em uma década. Localizada a 240 km da capital, Fortaleza, a cidade tem Índice de Desenvolvimento Humano Municipal considerado alto, está entre os maiores PIBs do estado e, no entanto, lida com níveis preocupantes de violência.

Segundo a Secretaria de Educação, a comunidade escolar conta com suporte dos profissionais de Psicologia da Coordenadoria Regional. "A Seduc tem reforçado, constantemente, ações visando a segurança do ambiente escolar, tanto em termos físicos quanto psicológicos".

Após o caso dos disparos na unidade escolar, a pasta informa que "a secretária da Educação, Eliana Estrela, está se deslocando para Sobral para acompanhar a situação e prestar o apoio necessário.