Topo

Semana começa com queda brusca de temperatura em SP; veja previsão nacional

Frio volta a dar as caras em São Paulo, mas não deve durar muito tempo - Bruno Rocha/Agência Enquadrar/Folhapress (arquivo)
Frio volta a dar as caras em São Paulo, mas não deve durar muito tempo Imagem: Bruno Rocha/Agência Enquadrar/Folhapress (arquivo)

Do UOL, em São Paulo

10/10/2022 04h00

Um ciclone extratropical que passa pela costa do Uruguai vai abrir espaço para uma massa de ar frio capaz de derrubar as máximas em pelo menos 10ºC na cidade de São Paulo nesta segunda-feira.

Após um domingo com temperaturas variando entre 16ºC e 30ºC, a segunda-feira deve ser de variação entre os 15ºC e os 18ºC, com um alerta de mudança brusca de temperatura emitido pelo Climatempo.

A área de instabilidade deve gerar pancadas de chuva ao longo de toda a semana na capital paulista, mas, a partir da terça-feira (11), os termômetros voltam a subir, variando entre 17ºC de mínima e 27ºC de máxima até o domingo (16), quando os termômetros devem registrar entre 20ºC e 28ºC.

A massa de ar frio, porém, não conseguirá diminuir as temperaturas no Rio de Janeiro, que deve ter uma segunda-feira nublada, mas o resto da semana com mínimas em torno dos 20ºC e máximas em torno dos 30ºC.

Na capital capixaba, as temperaturas devem variar entre 19ºC e 29ºC até terça-feira (11), quando o tempo deve ficar aberto. O resto da semana deve ser de pancadas de chuva e com termômetros entre 19ºC e 29ºC.

Em Belo Horizonte, a chuva rápida que caiu no fim de semana deve continuar, mas o tempo abre a partir da terça-feira (11) e a semana será de sol, segundo o Climatempo. Ao longo de toda a semana, os termômetros devem variar entre 15ºC e 27ºC.

Sul

Os efeitos da massa de ar frio que vem acompanhada do ciclone devem afetar primeiramente o Sul do Brasil, que já sofreu com chuvas intensas na quinta-feira (6), devido à área de baixa pressão.

Na região da Serra Gaúcha, a previsão é de que a madrugada de hoje seja de temperaturas abaixo da média, com marcas negativas. No resto do estado, as temperaturas mínimas devem ser abaixo dos 5ºC e na capital, a mínima deve variar entre 7ºC e 8ºC, segundo o MetSul.

Há previsão de formação de geada em pontos isolados do oeste e do sul do Rio Grande do Sul, mas as temperaturas devem subir em toda a região a partir da terça-feira (11).

Em Curitiba, a semana deve começar com mínima de 10ºC e máxima de 14ºC e em Florianópolis, os termômetros devem variar entre 12ºC e 17ºC. Ao contrário de Porto Alegre, as outras duas capitais sulistas devem ter temperaturas mais amenas até o fim de semana.

As máximas não ultrapassam os 20ºC até o sábado (15) na capital paranaense, quando a previsão de máxima é de 22ºC. No mesmo período, as mínimas devem ser de 12ºC. Em Florianópolis, os termômetros seguem entre 13ºC e 21ºC até a sexta-feira (14), quando o calor deve ser registrado e as temperaturas devem variar entre 18ºC e 27ºC.

Centro-Oeste, Norte e Nordeste

O Centro-Oeste deve ser parcialmente afetado pela instabilidade do ciclone, com algumas pancadas de chuva no começo da semana nas capitais. A partir da quarta-feira (12), porém, o calor e o sol intenso devem ser presentes, com temperaturas de até 41ºC em Cuiabá.

No Norte, a maior parte das capitais tem previsão para a semana inteira com pancadas de chuva e temperaturas variando entre 25ºC e 30ºC.

As exceções são para Palmas - onde as pancadas de chuva cessam na quarta-feira (12) e os dias devem ser ainda mais quentes, com máximas variando entre 35ºC e 38ºC por toda a semana - e Macapá, que não tem previsão de chuva para a semana inteira e deve ter termômetros variando entre os 25ºC e 31ºC.

No Nordeste, Salvador, Aracaju, Maceió e Recife devem ter pancadas de chuva e variação entre 25ºC e 29ºC ao longo de toda a semana. A presença de nuvens com pancadas rápidas de chuva também deve ser registrada em Natal, João Pessoa e Fortaleza, que devem ter máximas iguais ou superiores a 31°C e mínimas em torno dos 25ºC.

Em Teresina, não há previsão de chuva para toda a semana e as máximas devem chegar aos 38ºC. Em São Luís, só deve chover na segunda-feira e as máximas ficarão em torno dos 34ºC.