Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo: Tempestade de areia atinge municípios e deixa céu vermelho em SP

Tempestade de areia se forma sobre diversas cidades do interior paulista - Reprodução/Twitter/ClimaAoVivo
Tempestade de areia se forma sobre diversas cidades do interior paulista Imagem: Reprodução/Twitter/ClimaAoVivo

Colaboração para o UOL

11/11/2022 18h43

Moradores de cidades como Araraquara, Viradouro, Morro Agudo, Pindorama, Olímpia e Mirandópolis, no interior de São Paulo, relataram em postagens nas redes sociais a chegada de uma tempestade de areia que tingiu o céu de vermelho.

A tempestade começou a se formar no início da tarde e logo surgiram diversas fotos e vídeos de moradores dessas cidades registrando o fenômeno, comum em países da Ásia, onde é conhecido como "haboob".

Ele é causado por temporais de chuva com ventos fortes. Ao entrarem em contato com o solo seco, encontram resquícios de queimada, poeira e vegetação, que acabam criando uma espécie de "rolo compressor" de sujeira. Essas tempestades podem alcançar até dez quilômetros de altura.

Segundo a meteorologista Bianca Lobo, da Climatempo, as tempestades de areia são mais frequentes em áreas com abundância de areia, baixa umidade e solo desprovido de vegetação, como os desertos, por exemplo. São pouco comuns no Brasil, embora estejam acontecendo com certa frequência.

A maioria aparece naturalmente com o aquecimento da superfície do solo pelos raios solares, elevado consideravelmente a temperatura do chão.

"Esse forte aquecimento promove os ventos. A intensidade da ventania varia de acordo com a localidade, ocasionando desde o levantamento da poeira até tempestades de areia com ventos que podem passar de 100 km/h", afirmou.

Apesar de serem fenômenos naturais, eles acontecem com maior frequência devido à ação humana. O desmatamento e o esgotamento dos solos tendem a aumentar a área coberta pela areia, tornando a região propícia para as tempestades.

"Preciso ter empatia com quem vive no interior do deserto paulista e todo ano recebe uma tempestade de areia?", questiona um usuário do Twitter. "Tempestade de areia de novo. Continuem desmatando e vocês irão morar em um deserto", afirmou outro.

Fenômeno ocorreu ano passado

No ano passado, em setembro, moradores de Franca, no interior de São Paulo, relataram o susto nas redes sociais quando uma enorme nuvem transformou o dia em noite. A tempestade de areia passou por locais como Araçatuba, Barretos, Jales, Presidente Prudente e algumas cidades de Minas Gerais na divisa com o estado.

Duas semanas depois, as tempestades de areia voltaram a atingir o interior de São Paulo. Grandes nuvens de poeira cobriram as cidades de Ribeirão Preto, Barretos, Batatais, Pirassununga, São Joaquim da Barra, Pitangueiras, Sertãozinho, Serrana, Brodowski, Jardinópolis e Colômbia.

A frequência do fenômeno deve aumentar nos próximos anos, conforme o Climatempo. Isso porque as tempestades de areia, que já não são raras em regiões como o interior paulista, estão sendo estimuladas pelos períodos de estiagem cada vez mais intensos na região.

O UOL entrou em contato com o CGE (Centro de Gerenciamento em Emergências Climáticas) da Defesa Civil do Estado de São Paulo, para obter mais informações, mas até o momento o órgão não havia respondido.