Homem preso em SP com acervo nazista vendia material online, diz polícia
Um homem de 27 anos é suspeito de ser proprietário de objetos que fazem apologia ao nazismo, apreendidos em Cordeirópolis, interior de São Paulo. Ele foi preso em flagrante pela Polícia Civil na sexta-feira (25).
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os objetos eram comercializados na internet. Os compradores também serão investigados.
Na residência do suspeito, foram encontrados bandeiras e broches nazistas, livros relacionados ao nazismo e munições gravadas com suástica, símbolo nazista.
Também foram apreendidas armas, granadas e lança-chamas, além de artefatos de guerra históricos, como capacetes, insígnias, óculos de aviadores, medalhas, facas e braceletes. A Polícia Civil também encontrou manequins vestidos com roupas de soldados.
"Ele [o suspeito] nega que seja nazista ou que nutra algum sentimento positivo com relação a esta ideologia. Diz apenas que é um colecionador, grande admirador de fatos e artefatos históricos, apesar de comercializá-los", disse o delegado responsável pelo caso, Leonardo Burguer.
O UOL não conseguiu contato com a defesa do suspeito.
Acervo estava em quarto trancado
Segundo Burguer, o material apreendido estava escondido em um quarto trancado e com alarme, na casa onde o suspeito morava com os pais.
O suspeito era investigado pela Polícia Civil havia mais de um mês. "A investigação partiu de denúncias. Nós confirmamos a veracidade dos fatos e solicitamos o mandado", explicou o delegado.
"A equipe do Grupo Especial de Reação (GER) da Polícia Civil da capital foi acionada para desmontar os artefatos explosivos, além de detonar duas granadas em uma região rural da cidade", informou o boletim de ocorrência.
O suspeito foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Limeira e deve responder por posse ilegal de arma de fogo, posse de munição de uso restrito e racismo, devido à comercialização de símbolos nazistas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.