Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem preso em SP com acervo nazista vendia material online, diz polícia

Bandeiras nazistas e outros objetos com suástica foram apreendidos no interior de SP - Polícia Civil de São Paulo
Bandeiras nazistas e outros objetos com suástica foram apreendidos no interior de SP Imagem: Polícia Civil de São Paulo

Laís Seguin

Colaboração para o UOL, em Piracicaba (SP)

27/11/2022 16h05

Um homem de 27 anos é suspeito de ser proprietário de objetos que fazem apologia ao nazismo, apreendidos em Cordeirópolis, interior de São Paulo. Ele foi preso em flagrante pela Polícia Civil na sexta-feira (25).

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os objetos eram comercializados na internet. Os compradores também serão investigados.

Na residência do suspeito, foram encontrados bandeiras e broches nazistas, livros relacionados ao nazismo e munições gravadas com suástica, símbolo nazista.

Também foram apreendidas armas, granadas e lança-chamas, além de artefatos de guerra históricos, como capacetes, insígnias, óculos de aviadores, medalhas, facas e braceletes. A Polícia Civil também encontrou manequins vestidos com roupas de soldados.

"Ele [o suspeito] nega que seja nazista ou que nutra algum sentimento positivo com relação a esta ideologia. Diz apenas que é um colecionador, grande admirador de fatos e artefatos históricos, apesar de comercializá-los", disse o delegado responsável pelo caso, Leonardo Burguer.

O UOL não conseguiu contato com a defesa do suspeito.

Acervo estava em quarto trancado

Segundo Burguer, o material apreendido estava escondido em um quarto trancado e com alarme, na casa onde o suspeito morava com os pais.

O suspeito era investigado pela Polícia Civil havia mais de um mês. "A investigação partiu de denúncias. Nós confirmamos a veracidade dos fatos e solicitamos o mandado", explicou o delegado.

"A equipe do Grupo Especial de Reação (GER) da Polícia Civil da capital foi acionada para desmontar os artefatos explosivos, além de detonar duas granadas em uma região rural da cidade", informou o boletim de ocorrência.

O suspeito foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Limeira e deve responder por posse ilegal de arma de fogo, posse de munição de uso restrito e racismo, devido à comercialização de símbolos nazistas.