Topo

Turista brasileira denuncia ter sido estuprada em jardins da Torre Eiffel

Turista estava nos jardins da Torre Eiffel quando crime ocorreu; caso é investigado - AndreaAstes/Getty Images
Turista estava nos jardins da Torre Eiffel quando crime ocorreu; caso é investigado Imagem: AndreaAstes/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

07/02/2023 14h32Atualizada em 07/02/2023 19h00

Uma turista brasileira denunciou ter sido estuprada nos jardins da Torre Eiffel, em Paris. Segundo o jornal francês Le Parisien, a vítima estava acompanhada da irmã mais velha quando ocorreu o crime, na madrugada de domingo (5). Elas registraram um boletim de ocorrência sobre o caso.

As irmãs contaram que tinham conhecido dois homens na noite de sábado (4) e consumido bebidas alcoólicas. No início, os dois indivíduos pareciam gentis, mas no final da madrugada assumiram um comportamento "libidinoso", descreve o jornal francês. Nesse momento, as duas irmãs não estavam mais juntas.

Segundo a irmã mais velha, um dos homens passou as mãos nas nádegas dela, o que foi repreendido por ela. Ele fugiu do local e ela decidiu buscar a irmã mais nova, que foi encontrada alguns metros mais distante, deitada na grama, com o outro homem sobre ela, de calças abaixadas. A chegada repentina fez o suspeito, pego em flagrante, fugir correndo na direção de um carro preto.

A publicação informou que as turistas brasileiras estavam em estado de choque quando a polícia chegou, por volta das 5h30. Aos prantos e se expressando com dificuldade em francês, elas foram levadas para a delegacia, onde denunciaram o crime de estupro.

O Consulado brasileiro em Paris confirmou que duas brasileiras receberam apoio jurídico e psicológico após o caso. "Vamos atuar nesse caso dentro dos limites da legislação francesa e dos acordos assinados pelos dois países", informou o cônsul adjunto Ruy Ciarlini à RFI.

"Hoje mesmo nossas assessorias jurídica e psicológica entraram em contato com elas para oferecer os dois serviços. E tudo vai depender do que elas precisarem, do que elas desejarem. O que elas necessitarem, vamos acompanhá-las e daremos todo o apoio que elas precisarem."

O caso está sendo investigado pela 3ª circunscrição da Direção de Polícia Judiciária de Paris.

Casos semelhantes ocorreram no mesmo local. Em setembro de 2022, segundo o jornal francês, uma turista canadense foi sequestrada e estuprada por um jovem de 19 anos na mesma região. Em 2016, três homens foram presos suspeitos de um estupro coletivo também próximo à Torre Eiffel, em Paris, segundo o jornal britânico The Independent.