PF prende homem apontado como mandante do assassinato de promotor paraguaio
A Polícia Federal prendeu ontem no Rio o homem apontado como mandante do assassinato do promotor paraguaio Marcelo Pecci. Ele foi morto a tiros em maio de 2022 durante sua lua de mel na Colômbia.
A PF diz ter encontrado o homem —cuja identidade não foi revelada— no Recreio dos Bandeirantes. Ele foi detido com a ajuda da Polícia Civil do Rio.
Foragido internacional, ele era procurado pela Justiça do Paraguai e pela Interpol. É acusado de crimes como tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, segundo a PF.
Ele permanece preso na Superintendência da PF no RJ até ser trasladado para o Sistema Penitenciário, aguardando o julgamento do processo de extradição."
PF, em nota
Seis suspeitos de participarem do crime já foram presos. Quatro deles confessaram o assassinato e foram condenados a 23 anos de prisão cada um.
O último foi o venezuelano Gabriel Carlos Luis Salinas Mendoza, preso em janeiro. Ele é acusado de dirigir o jet ski em que viajava o homem que matou o promotor de 45 anos.
Pecci morreu a tiros ao ser vítima de uma emboscada em Cartagena, no litoral Colômbia. O crime ocorreu no dia 10 de maio do ano passado, quando passava a lua de mel com a esposa, a jornalista Claudia Aguilera.
Ele foi atacado por homens que desembarcaram de jet ski atirando. Pecci descansava na praia, segundo o hotel onde o promotor estava hospedado.
Os Estados Unidos chegaram a oferecer 5 milhões de dólares para quem fornecesse informações sobre o crime.
A Procuradoria-Geral da Colômbia atribuiu o crime ao PCC após a prisão de quatro dos cinco suspeitos. A investigação ligou o assassinato à organização criminosa brasileira porque Pecci liderou a operação "Zootopia", que desmontou parte da estrutura do PCC no Paraguai em 2017.
O promotor também atuava em investigações de mortes atribuídas ao PCC na fronteira paraguaia com Mato Grosso do Sul.
1 Comentário
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
Não deve ser direto, mas tem extensões com determinados moradores do Condomínio Barra dos Vivendas, Rio das Pedras....