Topo

Com câmera das antigas: como fotógrafo conseguiu raio na cabeça do Cristo

Fotógrafo captou imagem do Cristo Redentor atingido por um raio no Rio de Janeiro - Reprodução / Instagram / Fernando Braga
Fotógrafo captou imagem do Cristo Redentor atingido por um raio no Rio de Janeiro Imagem: Reprodução / Instagram / Fernando Braga

Colaboração para o UOL

13/02/2023 18h09

Na última sexta-feira (10), uma foto do Cristo Redentor sendo atingido por um raio tomou conta das redes sociais — sendo compartilhada até por Will Smith. A imagem, que é do fotógrafo Fernando Braga, foi descrita por ele como muito "esperada".

Em outras publicações em seu perfil no Instagram, ele detalhou como foi o processo.

  • Máquina usada foi uma Nikon D800, com uma lente 70-200mm f/2.8E, a 70mm f/8 13" ISO 100.
  • Naquele dia, foram cerca de três horas até conseguir o clique perfeito, totalizando uma sequência de mais de 500 fotos em longa exposição.
  • Fotógrafo batizou a imagem de "Raio Divino".
  • Post original acumula quase 150 mil curtidas.
  • Registro foi feito em 10 de fevereiro de 2023 às 18h55.

De acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Cristo Redentor recebe, em média, seis raios por ano.

Outra curiosidade é que a câmera usada pelo profissional era do seu próprio pai e não é mais vendida. No site norte-americano da Nikon um aviso a classifica como "produto descontinuado que não está mais disponível para novas vendas no varejo".

Após cerca de 3h com a máquina tirando uma sequência de mais de 500 fotos em longa exposição, finalmente surgiu esta tão esperada foto. Em muitos outros (incontáveis) dias e momentos fiz o mesmo e nada. Mas é isso ai. Faz parte e temos que sempre seguir em frente tentando. Em tudo é assim. Desistir, nunca. Espero que tenham gostado.
Fernando Braga, fotógrafo

Fernando Braga já havia ficado conhecido por outra foto inesquecível do Cristo Redentor. Em 25 de junho de 2021, ele capturou o encontro de uma superlua com o monumento, que é uma das Sete Maravilhas do Mundo moderno e também Patrimônio da Humanidade. A imagem foi batizada de "A Lua Abençoada".