Topo

Universitária alvo de preconceito por idade é homenageada por colegas

Patrícia (terceira à esq. para a dir. em pé) recebeu presentes e a solidariedade dos colegas após ser alvo de preconceito - Reprodução/Instagram
Patrícia (terceira à esq. para a dir. em pé) recebeu presentes e a solidariedade dos colegas após ser alvo de preconceito Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

13/03/2023 11h05Atualizada em 14/03/2023 11h14

A universitária Patrícia Linares, 44, alvo de preconceito por parte de três colegas por causa da idade, foi homenageada por outros estudantes da Unisagrado, faculdade particular onde cursa biomedicina, em Bauru (SP).

Patrícia recebeu flores e chocolates de presente dos alunos, que se solidarizaram com ela após a repercussão do caso. Ela postou as fotos nas redes sociais.

O que são esses veteranos? Gigantes! E eu? Muito sortuda por estar rodeada de amor!
Patrícia Linares escreveu em suas redes sociais

A gravação em que as alunas da turma debocham dela já teve mais duas milhões de visualizações no Twitter. "Gente, 40 anos não pode mais fazer faculdade. Eu tenho essa opinião", diz a universitária Bárbara Calixto. Beatriz Pontes e Giovana Cassalatti também participam do vídeo. Elas dizem ainda que a mulher deveria estar aposentada e não sabe usar o Google.

A sobrinha de Patrícia disse que a tia sempre teve o sonho de estudar, mas não teve oportunidade anteriormente. "Ela estava muito feliz e animada para começar as aulas, e daí surgem três meninas escrotas, que só vivem na própria bolha, gravando vídeo zombando pela minha ser a mais velha da turma", escreveu no Instagram.

Depois da repercussão do caso, as jovens se disseram arrependidas, segundo apurou a reportagem. O UOL localizou duas delas e entrou em contato no sábado (11), mas não teve retorno. O espaço está aberto para manifestação.

A Unisagrado não fez menção direta ao caso inicialmente, mas disse não compactuar com discriminação nas redes sociais. Procurada, a universidade informou ontem (13) estar tomando as medidas administrativas necessárias, para apuração disciplinar, "assegurando a todos seus direitos constitucionalmente previstos".