Topo

Conteúdo publicado há
11 meses

Vídeo raro mostra acasalamento de tatu-canastra ao ar livre; assista

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/05/2023 17h51

Um vídeo raríssimo mostra o momento em que dois tatus-canastras acasalam ao ar livre na beira de uma estrada em plena luz do dia.

O que aconteceu:

A cena considerada rara mostra a cópula dos tatus-canastras e tem elevada importância para a ciência, segundo o projeto Tatu-Canastra, que executa desde 2010 estudos dedicados à espécie.

O vídeo corrobora algumas hipóteses de pesquisadores sobre a espécie, como o fato de o tatu-canastra ter um dos maiores pênis em relação ao tamanho do corpo de outros mamíferos terrestres — um adulto tem em média 30 cm, o que é essencial para "alcançar a fêmea". As informações foram publicadas nas redes sociais pelos idealizadores do projeto Tatu-Canastra.

A gravação também reforça a teoria de que as pernas do tatu macho são maiores que as das fêmeas devido a uma "adaptação para ajudar o macho a alcançar a fêmea no momento da cópula".

O instituto também destacou que esse vídeo é raro porque os tatus são animais de hábitos "discretos" e predominantemente "noturnos".

O tatu-canastra é a maior de todas as espécies de tatus existentes. Seu tamanho pode chegar em média a um metro e meio de comprimento (do focinho à cauda) e pode pesar cerca de 50 kg.

Essa espécie pode viver mais de 20 anos. Atualmente os tatus-canastras estão na lista de animais ameaçados de extinção, na categoria 'vulnerável".

A autoria da gravação é desconhecida. O projeto Tatu-Canastra pediu ao responsável pelas imagens que se identifique para que eles possam ter mais informações sobre o local e a circunstância em que o registro foi feito.