Topo

Esse conteúdo é antigo

Dom Orani tem carro e até roupa de missa levados em assalto no Rio

É a terceira vez que Dom Orani é assaltado no Rio; a última aconteceu em 2015, quando voltava de uma missa - Ale Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo
É a terceira vez que Dom Orani é assaltado no Rio; a última aconteceu em 2015, quando voltava de uma missa Imagem: Ale Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

13/05/2023 13h19Atualizada em 13/05/2023 16h00

O arcebispo do Rio de Janeiro foi assaltado ontem à noite por homens armados na avenida Brasil, zona norte da capital fluminense, diz a polícia.

O que aconteceu

Dom Orani Tempesta estava de carona em um veículo quando o motorista foi rendido. Ele voltava de um terço pela paz em Bangu, na zona oeste do Rio de Janeiro. O crime aconteceu na altura de Barros Filho.

Os assaltantes ordenaram que o arcebispo e o motorista descessem do carro. Até as roupas usadas em missa, o cajado e um anel episcopal foram levados. Os criminosos também roubaram o veículo e os celulares das vítimas.

Dom Orani e o motorista foram socorridos por um casal que passava pela Avenida Brasil. Eles, então, foram conduzidos até a residência do arcebispo.

A Polícia Militar diz ter ido ao local do assalto no início da madrugada. A Polícia Civil, por sua vez, investiga o caso por meio da 40ª DP (Honório Gurgel). Dom Orani ainda não prestou depoimento.

[O casal que socorreu as vítimas] emprestou o telefone celular para que Dom Orani ligasse para casa. Tanto o arcebispo, quanto o motorista, não sofreram nenhum ferimento. Dom Orani está seguindo normalmente com sua agenda.
Arquidiocese do Rio de Janeiro, em nota

Agentes realizam diligência para apurar a autoria do crime.
Polícia Civil do Rio de Janeiro

Terceiro assalto

Dom Orani já foi vítima de outros dois assaltos no Rio. Em 2014, o carro em que ele estava foi abordado por criminosos em Santa Teresa, na região central. Na ocasião, um dos três assaltantes reconheceu o cardeal e chegou a pedir desculpas, mas ainda assim levou pertences dele e de outros passageiros.

Último roubo aconteceu em 2015, quando o arcebispo voltava de uma missa. No ano seguinte, quatro criminosos levaram o carro em que Dom Orani estava. Ele estava acompanhado de um casal e de seu motorista. O crime aconteceu no bairro de Quintino, na zona norte.

(Com Estadão Conteúdo)