Topo

São Gonçalo (RJ): veja população da cidade no Censo do IBGE 2022

Graffiti retratando o jogador de futebol brasileiro Vinicius Junior, pintado ao lado da casa de seus avós em sua cidade natal, São Gonçalo, nos arredores do Rio de Janeiro - Florian Plaucheur/AFP
Graffiti retratando o jogador de futebol brasileiro Vinicius Junior, pintado ao lado da casa de seus avós em sua cidade natal, São Gonçalo, nos arredores do Rio de Janeiro Imagem: Florian Plaucheur/AFP

Do UOL, em São Paulo

28/06/2023 10h00

São Gonçalo, município localizado no estado do Rio de Janeiro, teve uma variação populacional significativa nos últimos anos, de acordo com os resultados do censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022.

Segundo os dados divulgados, a população de São Gonçalo alcançou um total de 896.744 habitantes, representando uma queda de 10,3% em relação ao censo de 2010.

Ao comparar os números do último censo com os do censo de 2010, é possível observar uma diminuição de aproximadamente 103.984 habitantes na população de São Gonçalo.

Essa variação populacional pode ser atribuída a diversos fatores, como migração para outros municípios e envelhecimento da população.

São Gonçalo é conhecido como o segundo município mais populoso do estado do Rio de Janeiro, sendo uma importante cidade da região metropolitana. Apesar da variação negativa na população, o município ainda possui uma economia diversificada, com destaque para os setores de comércio, indústria e serviços.

A queda na população traz consigo desafios para São Gonçalo. A prefeitura e os órgãos competentes devem estar atentos às demandas da população remanescente, garantindo a oferta de serviços públicos de qualidade, investimentos em infraestrutura e políticas que promovam o desenvolvimento sustentável do município.

Com os resultados do censo em mãos, a prefeitura de São Gonçalo pode utilizar as informações para embasar a elaboração de estratégias que visem atrair novos moradores e estimular o crescimento populacional. Investimentos em áreas como educação, saúde, segurança e transporte público são fundamentais para tornar o município mais atrativo e promover o bem-estar da população.