Topo

DF: Polícia prende homem que 'escravizava virtualmente' mulheres

A PCDF prendeu o rapaz em sua casa, no Recanto das Emas (DF) Imagem: Divulgação/PCDF

Do UOL, em São Paulo

23/08/2023 15h06Atualizada em 23/08/2023 15h18

A Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) prendeu nesta quarta-feira um homem de 18 anos que praticava estelionato e coação virtual com mulheres.

O que aconteceu:

O homem convencia meninas a enviarem material pornográfico a ele, depois usado para coagir e extorqui-las, segundo a Polícia Civil. Ele foi preso em sua casa, no Recanto das Emas (DF); imagens explícitas das vítimas foram apreendidas e serão analisadas

Ele obrigava as meninas a chamá-lo de "mestre", produzir conteúdo sexual para ele e até mesmo se suicidarem. O homem foi indiciado por gravação não-autorizada da intimidade sexual, armazenamento de material de pedofilia, incentivo à automutilação, suicídio e estupro virtual.

Ele pode ser condenado a até 17 anos de prisão.

As investigações apontaram que o criminoso usava a rede acadêmica do Instituto Federal de Brasília para divulgar o conteúdo.

A prisão é resultado da Operação 'Gaslighting', termo em inglês que se refere a ações de manipulação psicológica, muitas vezes realizada com mentiras e distorções da realidade.

Em nota, o IFB disse que repudia toda forma de violência e mantém atenção constante sobre o que ocorre nas dependências da universidade. Leia na íntegra:

O Instituto Federal de Brasília - IFB tem como um de seus compromissos primordiais a erradicação de qualquer forma de violência. Nesse contexto, mantém uma atenção constante sobre as atividades que se desenrolam em sua rede e instalações, efetuando monitoramentos de maneira sistemática.
Ao identificar qualquer irregularidade, o IFB aciona as autoridades competentes com o propósito de colaborar nas ações que demandam pronta intervenção.
Nesse contexto e no que concerne à Operação Gaslighting, cumpre-nos informar que, quando identificamos atividades suspeitas, imediatamente estabelecemos contato com a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), a qual prontamente deu início a uma investigação completa, contando com o total apoio desta Instituição.
Reafirmamos nosso compromisso em combater veementemente qualquer forma de violência. Através da educação, da conscientização e da colaboração com as autoridades competentes, estamos empenhados em colaborar para a construção de uma sociedade segura e inclusiva para todos os cidadãos.

Instituto Federal de Brasília

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

DF: Polícia prende homem que 'escravizava virtualmente' mulheres - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano