Topo

Ônibus que caiu em Campinas não tem autorização para viagens interestaduais

Do UOL*, em São Paulo

18/09/2023 13h41Atualizada em 18/09/2023 16h04

O ônibus da empresa Águia do Sul que caiu em vão de um viaduto em Campinas na madrugada de ontem, deixando 31 pessoas feridas, não tem autorização para fazer viagens interestaduais com passageiros, segundo a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

O que aconteceu

Veículo não era habilitado na modalidade fretamento, de acordo com a ANTT. Em nota, o órgão disse que vai dar informações sobre o ônibus às autoridades de segurança pública quando for procurada.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informa que o veículo que teria se envolvido no acidente e que aparece nas imagens veiculadas pela imprensa com o TAF 001428 está desabilitado, portanto, não possui autorização para transporte interestadual de passageiros na modalidade fretamento. A ANTT informa ainda que fornecerá, quando solicitadas, todas as informações necessárias às autoridades de segurança pública para apoiar as investigações. Vale destacar que, nas empresas outorgadas pela Agência, quando ocorrem acidentes, existe a obrigação de comunicação dos fatos, e dependendo da causa, são abertos procedimentos para verificação das condições de segurança.
ANTT, em nota

Motorista dormiu ao volante. Procurada pelo UOL, a empresa dona do ônibus disse que o acidente ocorreu após o motorista dormir enquanto conduzia o veículo. "Ele sofreu uma fratura no tornozelo e já passou por cirurgia. Ele deve ter alta amanhã. A maior preocupação agora é com ele, que está com o psicológico bem abalado", disse Gilmar Oliveira Cosme, representante da Águia do Sul.

Empresa diz que não sabia que ônibus estava sem licença. Segundo Cosme, o motorista não é contratado pela empresa dele e fazia a viagem com o nome da Águia do Sul cedido para que ele atendesse os próprios clientes. "Ele me disse que enviou os documentos, mas por algum motivo não está no sistema da ANTT. Vou ter que entrar em contato com eles para ver o que aconteceu. De qualquer forma, foi um erro porque eu, como responsável pela empresa, deveria ter verificado", afirmou.

Ônibus caiu em vão e ficou entalado

Segundo o boletim de ocorrência, o veículo transitava na rodovia Governador Doutor Adhemar Pereira de Barros (SP-340), sentido Campinas a Jaguariúna (SP), quando ocorreu o acidente.

O veículo fazia o trajeto entre Diadema (SP) a Capitólio (MG) quando invadiu o canteiro central, atingiu uma placa de sinalização e caiu no vão de um viaduto.

Ônibus estava com lotação máxima, com 44 pessoas, além do motorista e um guia de turismo.

Não houve mortes. Os passageiros com ferimentos mais graves foram levados para o Hospital de Clínicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

De acordo com a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), o ônibus foi suspenso e será submetido a uma auditoria de vistoria.

*Com informações do Estadão Conteúdo

embed

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ônibus que caiu em Campinas não tem autorização para viagens interestaduais - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano