Inmet alerta para chuvas em grande parte do país; temperatura cai em SP
Do UOL, em São Paulo
22/01/2024 16h28Atualizada em 22/01/2024 23h05
Grande parte do Brasil está sob alerta de chuvas para os próximos dias, aponta o Inmet. Na cidade de São Paulo, temperaturas caem pela primeira vez no ano.
O que aconteceu
Chuvas intensas podem atingir quase todo o país. Os acumulados podem chegar a até 50 mm por dia, com ventos de 60 km/h. A atenção é maior em áreas de encosta, já que o solo encharcado apresenta maior risco de deslizamento.
Relacionadas
A formação de uma ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) provoca tempestades em algumas regiões. Partes do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins, além do sul e oeste da Bahia, norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, devem ser atingidos por tempestades mais fortes a partir da quarta-feira (24).
Instabilidade pode avançar para o centro sul. Os ventos gerados pela ZCAS também atuam para espalhar umidade desde o leste de Santa Catarina até parte do Rio de Janeiro, ainda segundo o Climatempo.
Atenção na Bahia. Especialmente no litoral sul, entre hoje (22) e sexta-feira (26), os acumulados podem chegar a 150 mm.
São Paulo tem primeiros dias de clima ameno
Depois de temperaturas altas em todo janeiro, São Paulo terá queda de temperatura. O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo não apontou chuva significativa para os próximos dias, mas sim garoas e dias mais nublados.
Potencial de alagamento só na terça-feira (23). A exceção do CGE considera uma área de baixa pressão nas partes mais altas da atmosfera, que pode causar chuva com possível ganho de força ao longo do dia. A mínima será de 18ºC, e a máxima, de 21ºC.
Expectativa de mínimas de 17ºC e máximas até 25ºC. O Climatempo diz que não haverá uma frente fria, mas sim uma combinação de fatores — entre eles, excesso de nuvens e ventos frescos de origem polar.