Topo

Multidão foi a igreja: boato da boneca Xuxa possuída assombrou Sorocaba

Boneca da Xuxa foi alvo de lenda urbana Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

01/02/2024 04h00Atualizada em 01/02/2024 11h52

Uma boneca da Xuxa "possuída pelo demônio" teria assassinado uma criança. Essa foi uma lenda urbana que circulou na cidade de Sorocaba (SP), em 1989, e levou uma multidão para a rua. A história mal contada ainda causou problemas para a catedral da região, que chegou a ser fechada provisoriamente.

Como foi

"Boato macabro da boneca da Xuxa toma conta da cidade". Esse foi o título da reportagem do jornal "Diário de Sorocaba" de 10 de outubro de 1989 sobre o ocorrido. A reportagem explicava as possíveis origens do boato e as consequências que a notícia causava na cidade.

Havia duas teorias sobre a boneca que circulavam à época:

  • Uma garota dormiu abraçada com sua boneca da Xuxa e, durante a noite, a boneca teria sido possuída pelo demônio e assassinado a menina na sequência.
  • Uma garota queria muito a boneca da Xuxa, mas a mãe, sem condições financeiras, teria respondido: "só se o diabo me der o dinheiro". No dia seguinte, o dinheiro apareceu e a mãe comprou a boneca para a filha. A garota abraçou a boneca, que foi possuída pelo demônio e na sequência matou sua dona.
Boneca da Xuxa, produzido pela Mimo, no fim da década de 1980 Imagem: Reprodução

A boneca em questão era uma produzida pela Mimo. Ela era "grande" —tinha 85 centímetros de altura e corpo macio e flexível, capaz de imitar algumas poses da apresentadora.

Ela foi desenhada por Maurício de Souza, o criador da "Turma da Mônica". Atualmente, a "Xuxona", como é chamada pelos fãs, pode ser encontrada em lojas online por mais de R$ 1.000.

Mobilização em Sorocaba

O boato escalou. A tal ponto de dizerem que a boneca tinha sido entregue a um padre da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte, em Sorocaba, e que a boneca posteriormente teria ficado no museu da igreja.

Uma multidão foi até a igreja e suas imediações em 9 de novembro de 1989 para tentar encontrar a "autora do crime", segundo o jornal local "Cruzeiro do Sul", em reportagem de 2014, sobre o caso.

Na praça e arredores da igreja, havia um burburinho com pessoas confabulando sobre onde estaria a boneca. A confusão era tanta, relata o "Diário de Sorocaba" de 10 de novembro de 1989, que algumas pessoas confundiam imagens sacras de dentro do museu da catedral com a "boneca assassina". Nem a imagem do Menino Jesus de Praga passou em branco. Alguns dos frequentadores achavam que a escultura poderia ser da boneca da Xuxa possuída.

Boneca da Xuxa de olhos vermelhos em vídeo promocional de 'Stranger Things', da Netflix Imagem: Reprodução/YouTube/Netflix

Monsenhor Mauro Vallini, pároco da catedral à época, negou que tinha recebido a "boneca possuída da Xuxa", mandou fechar a igreja e chamou a mídia local para dizer que tudo não passava de um boato.

Com o tempo, até a Xuxa começou a brincar com o boato. Em 2016, a apresentadora participou de alguns vídeos para promover a série Stranger Things, da Netflix. Em um deles, aparece uma boneca que fica com olhos "vermelhos", como se estivesse "possuída".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Multidão foi a igreja: boato da boneca Xuxa possuída assombrou Sorocaba - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano