Topo

Polícia usa reconhecimento facial para prender foragidos no meio da folia

Portais de abordagem tentam identificar foragidos por meio de câmeras de reconhecimento facial em Salvador (BA) Imagem: SSP/BA

Do UOL, em São Paulo

10/02/2024 19h03

A polícia tem usado câmeras de reconhecimento facial para prender foliões foragidos no Rio de Janeiro, Salvador e Pernambuco.

O que aconteceu

Presos eram procurados por homicídio, tráfico e roubo em Salvador. A PM prendeu hoje ao menos sete foragidos da Justiça na capital baiana com o auxílio do equipamento. Quatro deles eram procurados por homicídio, outros dois por roubo e um por tráfico de drogas. Cerca de 2,6 milhões de pessoas passaram pelos portais de abordagem nos dois primeiros dias de Carnaval em Salvador. O governo baiano conta com cerca de 100 câmeras com esse tipo de tecnologia.

Relacionadas

Uso inédito de câmeras resulta em primeira prisão em Pernambuco. Após identificarem que as imagens do equipamento eram compatíveis com a foto de um homem foragido que constava no Banco Nacional de Mandados de Prisão, agentes efetuaram hoje a primeira prisão com o auxílio do equipamento no estado. As câmeras podem identificar cerca de 15 mil criminosos, segundo o governo pernambucano.

Foragido foi preso no Rio de Janeiro enquanto atuava como ambulante em meio a blocos de Carnaval. Um homem com 18 anotações criminais foi capturado por policiais militares no centro da capital fluminense após ser flagrado pelo sistema de reconhecimento facial. Ele estava foragido desde o ano passado. A polícia carioca faz o monitoramento na orla e nas imediações do sambódromo.

Câmeras de reconhecimento facial também estão sendo usadas em Belo Horizonte. As ferramentas estão no Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, na capital mineira, segundo o governo de Minas Gerais.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Polícia usa reconhecimento facial para prender foragidos no meio da folia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano