Nasa divulga imagens de satélite após enchente em Porto Alegre; veja
Do UOL, em São Paulo
09/05/2024 16h18Atualizada em 10/05/2024 09h04
A Nasa, agência espacial dos EUA, divulgou imagens que mostram a extensão das enchentes em Porto Alegre após as fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o final de abril.
O que aconteceu
Imagem principal foi captada por um satélite da Nasa na quarta-feira (8). Nela é possível ver a água do rio Jacuí invadindo o centro da capital.
Foto também mostra o Aeroporto Salgado Filho e os estádios do Grêmio e do Inter. Os três espaços foram atingidos pelas enchentes e precisaram ter atividades paralisadas.
Montagem divulgada pela Nasa mostra o antes e depois de Porto Alegre, do rio Jacuí e da Lagoa dos Patos. A primeira foto foi feita em 6 de maio, já com as enchentes, e a segunda foi registrada em 20 de abril, antes das fortes chuvas.
Nasa diz que as imagens fazem parte de um mapeamento de deslizamentos de terra e regiões sem energia. Mapas e estatísticas podem ser acompanhados pelo site de monitoramento divulgado pela agência espacial.
Rio Grande do Sul tem mais de 100 mortos
Além dos 107 óbitos, uma morte que pode estar relacionada às chuvas é investigada no estado. Há 374 feridos e 136 pessoas consideradas desaparecidas.
Quase 1,5 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas em 428 municípios no estado, informou a Defesa Civil. 165.112 estão desalojadas e 67.563 estão acolhidas em abrigos.