Mergulhadores gravam cardume com mais de 100 tubarões em praia de SP; veja
Colaboração para o UOL, em São Paulo
20/06/2024 19h23
Um grupo de pesquisadores e mergulhadores localizou e gravou um cardume com mais de 100 tubarões no litoral norte de São Paulo.
O que aconteceu
Cardume com as dezenas de tubarões estava no arquipélago de Alcatrazes, em São Sebastião. O registro foi realizado na segunda-feira (17) e compartilhado nas redes sociais pelos pesquisadores.
Os tubarões estavam em um espaço de conservação administrado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). O arquipélago de Alcatrazes está localizado a cerca de 40 quilômetros da costa da cidade litorânea.
Relacionadas
Registro chamou a atenção pela quantidade de tubarões reunidos no mesmo espaço. Esses animais são atraídos para essa região devido as características geográficas do local e da riqueza de nutrientes para a alimentação desses bichos aquáticos.
Presença de vários tubarões também é indicativo de que o espaço de conservação é efetivo — o arquipélago de Alcatrazes é uma unidade de conservação federal e a pesca é proibida na região.
Tubarões registrados são jovens, com tamanhos que variam de um a dois metros. Os pesquisadores que divulgaram as imagens não identificaram a espécie, que ainda é analisada para a correta identificação.