Conteúdo publicado há 6 meses

PM afasta cinco policiais por vídeo de youtuber em operação em favela de SP

A Polícia Militar afastou cinco PMs que autorizaram e participaram do vídeo do youtuber Gen Kimura em operações em favelas da zona norte de São Paulo.

O que aconteceu

Além do PM que autorizou a gravação, agentes que apareceram no vídeo também foram afastados preventivamente. Uma sindicância foi aberta para investigar o caso, informou a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

A conduta dos agentes que aparecem no vídeo é apurada, "assim como falas ditas no vídeo que violam os valores da Corporação". A SSP informou que todas as medidas cabíveis serão tomadas.

"Diversas irregularidades" foram flagradas no vídeo, diz ouvidor da polícia. Entre os erros apontados por Claudio Silva no vídeo estão o uso de equipamento restrito, embarque de civil sem treinamento em viatura de atendimento e a entrada em domicílios sem mandados judiciais.

Ouvidoria acionou órgãos públicos para acompanhar o caso. Além das corregedorias das duas polícias, o Ministério Público foi acionado para verificar possível improbidade administrativa por parte dos policiais.

Youtuber acompanhou operação dentro de viatura e manuseou arma. Um vídeo publicado por Gen Kimura, 27, mostra ele interagindo com policiais em incursões em comunidades da zona norte de SP. Um dos agentes chega a dizer que a morte de criminosos é comemorada "com charutos e cervejas".

Gen Kimura tem mais de 380 mil inscritos no YouTube. O vídeo em que aparece com policiais militares foi publicado no dia 2 de junho e tem mais de 1,6 milhão de visualizações.

A espetacularização da violência produz frutos nefastos na corporação e na sociedade como um todo, transformando servidores em justiceiros e cidadãos em plateia de um espetáculo mórbido que não desejamos mais ver encenado.
Claudio Silva, ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, em nota

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.