Topo

Policial penal mata jovem que teria xingado a filha dele de 'baranga' em MG

Do UOL, em São Paulo

01/07/2024 15h56

Um jovem de 23 anos foi morto por um policial penal em uma loja de caça-níquel em Belo Horizonte. A motivação do crime seria xingamentos que a vítima teria feito à esposa e à filha do homem pelas redes sociais.

O que aconteceu

David Alexandre Moreira estava no trabalho quando foi abordado pelo suspeito. O caso ocorreu na sexta-feira (28), no bairro Copacabana.

Câmeras de segurança gravaram o ocorrido. Nas imagens, é possível ver que o policial penal, identificado como William Lopes dos Santos, confronta David. O jovem chega a apontar a câmera para o suspeito, que continua agredindo o rapaz.

Jovem levou coronhadas e reagiu às agressões antes de ser baleado. William fugiu do local após atirar no jovem, mostram as imagens de câmera de segurança.

Mensagens enviadas à filha do policial penal teriam motivado crime. À polícia, familiares de David contaram que o jovem teria enviado mensagens à filha do suspeito chamando-a para sair após uma briga com a namorada dele.

Após a garota recusar o convite para sair, David teria a chamado de "baranga". A mãe da menina interveio e também foi insultada pelo jovem, que a mandou "preparar um jantar". Os xingamentos teriam ocorrido pela internet, segundo boletim de ocorrência divulgado pela TV Globo.

Policial penal não se apresentou para cumprir escala de trabalho após o crime. Em nota, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de MG confirmou o envolvimento de William com o homicídio e disse que ele não compareceu ao trabalho na Penitenciária Nelson Hungria, no município de Contagem, onde está lotado.

Polícia Civil informou que investiga o caso. Ao UOL, a corporação informou que investigadores estiveram no local e coletaram elementos que vão subsidiar a investigação. A Polícia Civil não informou se o policial penal é considerado foragido e nem informou se alguma investigação sobre o local de trabalho de David será aberta, já que jogos de azar são uma contravenção penal no Brasil.

O UOL buscou a Polícia Militar para saber mais detalhes do relatório de ocorrência do crime. Por telefone, a PM informou que não vai passar informações porque o caso envolve um policial penal.

O UOL tenta identificar os advogados de William. O espaço será atualizado se houver posicionamento do suspeito sobre o assunto.

O David tinha brigado com a namorada dele e mandou uma mensagem para essa menina que era amiga dela, fazendo ciúmes. Ele mandou essa mensagem para a menina, depois xingou a menina.
Thiago Moreira, tio da vítima, à TV Globo


Cotidiano