Ciclone bomba não atingirá Brasil; previsão é de frente fria, diz agência
Do UOL, em São Paulo
11/11/2024 21h16Atualizada em 11/11/2024 21h21
Não há previsão para formação de um ciclone bomba no Sul do Brasil nesta terça-feira (12). A região deve sentir os efeitos do avanço de uma frente fria, que derrubará a temperatura nos estados, segundo previsão da agência meteorológica MetSul. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também nega a chegada do fenômeno.
O que aconteceu
O suposto ciclone havia sido divulgado por modelos meteorológicos, como os da agência Climatempo. Segundo a MetSul, na quarta-feira (6), simulações apontaram a formação do fenômeno, porém, os mesmos indicadores não mantiveram a projeção nos dias seguintes.
Ciclone bomba é provocado pelo choque de uma massa de ar congelante com a massa de ar quente do continente. Para ser considerado um ciclone, os ventos podem chegar até 118 km/h - mais que isso a tempestade já é categorizada como furacão.
A temperatura estará "muito abaixo da média" no RS, em SC e no PR na terça, de acordo com a agência especializada no Sul do país. No RS, o dia começa frio no oeste, sul e campanha com marcas de 7ºC a 10ºC em algumas cidades. Na Serra, as mínimas vão se dar no final do dia.
Durante a tarde desta terça, os termômetros devem atingir no máximo 20ºC a 25ºC na maior parte do RS. Na Serra, vários municípios sequer devem passar dos 20ºC, de acordo com a MetSul.
A temperatura também deve cair significativamente em cidades de SC e do PR.
Chuva em São Paulo
Essa frente fria deve chegar ao estado de São Paulo. Na capital paulista, o sistema mudará o tempo com chuva e queda de temperatura entre a tarde e noite desta terça e o começo da quarta-feira (13), segundo a MetSul. A quarta na cidade deve amanhecer com chuva e temperaturas entre 15ºC e 16ºC, mas no final do dia pode fazer até 13ºC ou 14ºC em alguns bairros.
A temperatura na capital variam entre 17°C e 29°C, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas). Entre o final da tarde e o decorrer da noite, a aproximação da frente fria deve causar aumento de nebulosidade e rajadas moderadas de vento, além de favorecer a ocorrência de pancadas isoladas de chuva de fraca a moderada intensidade.
Na quarta, a frente fria pelo litoral paulista deixa o tempo nublado e chuvoso, além de causar declínio das temperaturas. As máximas não devem superar os 20°C, enquanto as mínimas devem oscilar em torno dos 15°C no período da noite. A continuidade das chuvas variando de moderada a forte intensidade no decorrer do dia elevam o potencial para formação de alagamentos, queda de árvores e deslizamentos de terra na Grande São Paulo.