'Água subiu em minutos': crianças ficaram ilhadas em igreja em Joinville
Crianças ficaram ilhadas na Paróquia Santo Antônio, em Joinville (SC), devido às fortes chuvas na cidade neste sábado (7).
O que aconteceu
"A água subiu em 20 minutos", disse o pároco Edvaldo Nogueira ao UOL. Ele conta que um grupo de alunos acompanhava o início das aulas da catequese, pouco depois das 9h, quando o temporal começou. Em minutos, a água entrou rapidamente nas salas, igreja e secretaria, porque o terreno fica abaixo do nível da rua — por isso, inclusive, alagamentos são frequentes no local.
As crianças chegaram às 9h, tudo estava funcionando normalmente até que começou uma chuva torrencial. A água subiu em 20 minutos, e a igreja começou a transbordar. As pessoas que estavam ali ficaram impactadas, mas as crianças estavam tranquilas, porque tinham adultos junto.
Edvaldo Nogueira, pároco da Paróquia Santo Antônio
Crianças subiram nas mesas para não ter contato com a água da chuva. Alguns pais conseguiram buscar os filhos, mas um grupo de seis crianças ficou ilhado junto aos funcionários e poucos fiéis que estavam no local. Os demais responsáveis só chegaram depois das 11h, devido ao trânsito intenso em Joinville causado pelos alagamentos.
Água atingiu altura do altar da igreja. Foto mostra o local tomado pela água, com bancos boiando e o presépio destruído (veja abaixo).
Equipe tentou salvar itens na enchente. Pároco e funcionários colocaram o que foi possível em cima de outros móveis para evitar danos. "Quando percebemos que estava enchendo, começamos a levantar os móveis e o que poderia estragar. Arrumamos na expectativa de não perder muita coisa. Ficamos protegidos com as crianças e pessoas que estavam por aqui rezando o terço antes de a chuva começar", conta Nogueira.
Fiéis montaram uma força-tarefa de limpeza. Equipe com mais de 50 pessoas terminou o serviço ainda na tarde deste sábado. Expectativa do pároco é que igreja reabra neste domingo (8), para a missa das 19h. "Mas estamos esperando testes da parte elétrica, para fazer a missa em segurança, até porque a previsão é de mais chuva para hoje à noite e amanhã cedo", afirma o religioso.
Chuvas em Joinville
Joinville ficou debaixo d'água após o registro de 120 mm de chuva em 24 horas, conforme a MetSul. A cidade é a mais populosa do estado, com 616.317 habitantes.
Transporte público foi suspenso. Enchentes também atrasaram o início do vestibular da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) na cidade e cancelaram atrações culturais.
Não há vítimas e nem desabrigados. Defesa Civil atendeu a 37 ocorrências sem gravidade neste sábado, informou o prefeito Adriano Silva (Novo) ao UOL. Ele disse que cidade "está retomando a normalidade" e que acompanha a previsão do tempo, que indica chuva persistente até segunda-feira (9).
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.