Trens e metrôs de SP: bilhete eletrônico TOP não aceita mais crédito no app

A empresa de bilhetagem eletrônica TOP deixa de aceitar a partir desta sexta-feira (24) pagamentos no crédito para compra de bilhetes em QR Code e recarga dos cartões TOP em seu aplicativo e na Google Wallet, ou seja, via app. A medida obriga que o usuário pague somente à vista.
O que aconteceu
Os cartões da TOP são aceitos nas linhas municipais e intermunicipais da EMTU, no Metrô e na CPTM e no corredor metropolitano ABD. O sistema é utilizado por 1,2 milhão de usuários, 15% deles utilizavam a modalidade crédito, segundo a Autopass. por isso outras modalidades foram priorizadas. Empresa também defende que simplifica o processo de abastecimento do cartão.Site e app vão aceitar apenas pagamentos por débito e Pix, mas nada muda no pagamento direto nas catracas —que permitem pagar por aproximação de cartões de débito ou crédito. Elas estão presentes em 13 estações de trem e metrô de São Paulo.
Alteração está sendo comunicada desde 9 de janeiro nas redes sociais e no site da empresa. Porém, a data de início da nova política não foi amplamente divulgada.
Impactos financeiros motivaram a mudança. Em comunicado, a Autopass (empresa responsável pelo sistema TOP) diz que segue diretrizes definidas pela ABASP (Associação de Apoio e Estudo da Bilhetagem e Arrecadação nos Serviços Públicos de Transporte Coletivo de Passageiros do Estado de São Paulo) e que a motivação é econômica: ela recebe os valores das compras por crédito em 31 dias, mas precisa repassá-los integralmente um dia após a compra, "gerando desequilíbrio na gestão do sistema de bilhetagem."
População reclama da restrição
Nas redes sociais, muitos usuários criticaram a mudança. "Pra que facilitar, se pode dificultar?", questionou uma pessoa. "Como a retirada de uma modalidade de pagamentos SIMPLIFICA o processo?", perguntou outra. "Ao invés de disponibilizarem mais opções pra democratizar ainda mais o acesso, vocês restringem", reclamou outro usuário.
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