Após dia de caos, zona leste de São Paulo entra em estado de atenção

A zona leste de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos no final da tarde deste sábado (25). Na sexta-feira (24), um temporal que atingiu a capital paulista inundou ruas, alagou uma estação de metrô e ainda deixou milhares de imóveis sem energia.

O que aconteceu

A região entrou em estado de atenção às 17h51 (horário de Brasília). Até as 18h, a cidade não tinha nenhum ponto de alagamento, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), órgão da prefeitura.

Áreas de instabilidades se formaram na zona leste em razão do calor e da chegada de brisa marítima. Essa condição também se estende a outros municípios localizados a leste da Grande São Paulo e também na região do ABC.

Chuva forte já atinge a cidade de Biritiba Mirim, na região metropolitana. A Defesa Civil enviou um "alerta severo" em razão das chuvas para o município. Na sexta, pela primeira vez, o órgão encaminhou o aviso para celulares na capital paulista.

Havia 26.539 imóveis sem energia na capital paulista até as 18h30 deste sábado (25), segundo a Enel. Em toda a área de concessão da empresa no estado de São Paulo, há 38.871 imóveis sem fornecimento.

Próximos dias

Frente fria se aproxima, trazendo pancadas de chuva acompanhadas de raios e rajadas de vento ao estado. O volume de precipitação vai variar entre as regiões, segundo o boletim da Defesa Civil, válido para o período entre domingo (26) e terça-feira (28).

O domingo (26) deve ter chuva moderada a forte a partir do final da manhã. Uma frente fria vinda do litoral paulista poderá provocar chuvas com maior volume e de forma generalizada durante o dia. Essas condições podem provocar alagamentos intransitáveis, queda de árvores e transbordamento de rios e córregos, ainda segundo o CGE. A temperatura deve variar entre 20ºC e 27ºC.

Já a segunda-feira deve ter chuvas fortes na capital paulista e Grande São Paulo. De manhã, os termômetros ficam por volta dos 20ºC, com sol entre muitas nuvens, podendo ter pancadas isoladas de chuva e temporais durante a tarde, que devem se estender para o período noturno. A temperatura máxima será de 26ºC. Esse cenário pode aumentar as chances de novos transtornos durante as chuvas.

Continua após a publicidade

Defesa Civil montará um gabinete de crise presencial em razão da previsão. No espaço, localizado no CGE, será feita a coordenação de ações relacionadas aos eventos climáticos. Os representantes das concessionárias de abastecimento de água e energia também estarão no gabinete para atuar em caso de emergências.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.