Atrasada em 10 anos, Estação Varginha da CPTM é parcialmente inaugurada

A estação de trem Varginha da linha 9-Esmeralda, administrada pela ViaMobilidade, na zona sul de São Paulo, deve ser inaugurada até o final de janeiro. O lançamento oficial ocorreu hoje, com participação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do prefeito Ricardo Nunes (MDB).
O que aconteceu
Inauguração ocorre com 10 anos de atraso. O projeto foi lançado em 2012, com início das obras em 2013. Lançamento era esperado para o primeiro semestre de 2015. Desde então, a data foi prorrogada diversas vezes.
Estação funcionará provisoriamente com operação assistida. Após a abertura hoje, os trens circularão apenas entre as estações Varginha e Bruno Covas/Mendes-Vila Natal. A operação será das 10h às 14h, de segunda a sexta-feira, segundo a SPI (Secretaria de Parcerias em Investimentos) do governo estadual.
Hoje foram inaugurados 4,5 quilômetros. A operação começa ligando o Grajaú até Varginha.
Previsão é que inaugurações na linha sigam até 2027. Segundo o diretor operações da CCR, Francisco Pierrini, as obras não vão parar. O prefeito Ricardo Nunes falou no lançamento que a logística do local atrapalha algumas ampliações. O local possui áreas de proteção ambiental e represas.
Estação fica na região da avenida Paulo Guilguer Reimberg. O lançamento faz parte do projeto de expansão da linha 9-Esmeralda, que liga Osasco, na região metropolitana, ao Grajaú, no extremo sul da capital paulista. Sem contar com a nova estação, a linha 9 tem 37,3 km de extensão.
ViaMobilidade anunciou na quinta-feira (23) que avaliará expansão da linha até a estação Água Branca ou Barra Funda. O investimento de R$ 480 milhões prevê também conexão com a linha 8-Diamante na estação Imperatriz Leopoldina.
Terminal de ônibus próximo
Ao lado da estação está previsto um terminal de ônibus, onde será possível fazer interligação entre a estação e o terminal. As obras seguem em andamento no local, cujo investimento é de R$ 94,9 milhões e com a previsão de conclusão para o segundo semestre de 2026. Segundo a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a data de entrega do terminal foi modificada em razão da emissão de uma licença de instalação.
CPTM estima que a demanda do terminal será de 30 mil passageiros por dia. O local, que terá 9.784,45m² de área construída, fica localizado na divisa com Parelheiros e atenderá as linhas do corredor Paulo Guilguer, provenientes dos bairros de Jardim Varginha, Jardim Itajaí, Balneário São José e Vila da Paz. As linhas provenientes dos bairros a oeste e sul da avenida Teotônio Vilela, como Colônia, Marsilac, Casa Grande e Jardim Paulo Afonso, entre outros, também serão atendidas.
(Com Estadão Conteúdo e Reuters)
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