'Gritamos por misericórdia', diz sobrevivente após teto de igreja desabar

A guia turística Meirelúcia Oliveira contou que ela e o grupo de turistas que guiava "gritaram por misericórdia" durante o desabamento de parte do teto da Igreja e Convento de São Francisco de Assis, conhecida como "igreja de ouro", no Centro Histórico de Salvador. Uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas.

O que aconteceu

Guia estava com três turistas, uma mãe e duas filhas, de São Paulo fazendo um tour na igreja. Meirelúcia contou à CNN Brasil que o teto começou a desabar repentinamente. A jovem que morreu era de São Paulo, mas não estava no grupo guiado pela sobrevivente.

"Gritamos por misericórdia. Pulamos ali, conseguimos arrombar a porta e sair da igreja", relatou. A mulher agradeceu a Deus por sair bem e estar viva para contar a história.

Entenda o caso

Uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas após parte do teto da igreja desabar. A ocorrência aconteceu na tarde desta quarta-feira (5) no Centro Histórico de Salvador.

A vítima foi identificada como a turista Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos. A jovem, natural do município de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, visitava a igreja quando houve o desabamento, informou a Polícia Civil da Bahia ao UOL.

A morte da turista é investigada pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa). Além de Giulia, cinco pessoas ficaram feridas, incluindo outra turista, informou a Polícia Civil. Eles foram socorridos por equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do Corpo de Bombeiros e encaminhadas para uma unidade de saúde da região. Nenhum dos feridos corre risco de vida, segundo as autoridades.

Por volta das 17h (horário de Brasília), o corpo de Giulia já havia sido retirado do local. Os bombeiros finalizaram as buscas por outras vítimas na igreja, disse o coronel Adson Marchesini, comandante-geral dos Bombeiros da Bahia, à CNN Brasil.

Imagens feitas por testemunhas mostram os estragos após o desabamento. Destroços, incluindo madeiras que faziam parte do teto, foram observados na parte onde os fiéis ficam durante as missas.

Continua após a publicidade

O local fica aberto todos os dias para visitação turística, com ingressos vendidos por R$ 10. De segunda a sábado, o horário de visitação é das 9h às 17h. O funcionamento aos domingos e feriados é das 10h às 16h.

Igreja é ponto turístico

Teto da Igreja de São Francisco de Assis, em Salvador, em foto de arquivo
Teto da Igreja de São Francisco de Assis, em Salvador, em foto de arquivo Imagem: Reprodução/Prefietura de Salvador

A Igreja e Convento de São Francisco foram construídos entre os séculos 17 e 18. Os locais são considerados uma das "Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo" e são tombadas pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Em nota, o Iphan disse que a responsabilidade pela manutenção e gestão do local é da Ordem Primeira de São Francisco.

Igreja tem uma "faustosa decoração interior", fruto do Barroco brasileiro, diz prefeitura de Salvador. A fachada do local é barroca e conta com painéis de azulejos portugueses com a reprodução do nascimento de São Francisco.

Interior da igreja tem talhas de madeira moldadas em ouro em pó. Entre os símbolos na parte interna do local estão folhas, flores e anjos.

Continua após a publicidade
Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como 'igreja de ouro', em Salvador, em foto de janeiro de 2023
Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como 'igreja de ouro', em Salvador, em foto de janeiro de 2023 Imagem: Lucas Rodrigues/UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.