São Paulo deixa estado de atenção para chuvas

A Defesa Civil emitiu alerta severo para chuvas para os moradores da capital paulista, informando sobre o risco na Zona Leste devido à chuva forte na região. O município esteve em estado de atenção das 13h35 às 15h25.

O que aconteceu

Chuva mais forte atingiu zonas sul e leste, diz CGE. A cidade de São Paulo esteve em estado de atenção das 13h35 às 15h25 devido às chuvas que atingiram a capital, informou o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas. O órgão afirma que havia potencial para ocorrência de raios e rajadas de vento.

Subprefeitura da Vila Prudente esteve em estado de alerta, o mais alto da escala do CGE. Às 14h20, o córrego Mooca estava em "iminência de transbordamento" na altura da Avenida Salim Farah Maluf com a Avenida Vila Ema, e chegou a transbordar. Entretanto, o estado de alerta foi retirado às 14h50.

Alerta da Defesa Civil de SP avisou sobre riscos de deslizamentos e alagamentos na capital
Alerta da Defesa Civil de SP avisou sobre riscos de deslizamentos e alagamentos na capital Imagem: Reprodução

Cidade ainda tem sete pontos de alagamento intransitáveis. Na Zona Norte, há um em Santana, na Avenida Olavo Fontoura, e outro na Vila Maria, na Rua José Bernardo Pinto. No Centro, há um ponto na Avenida Santos Dumont. Na Zona Oeste, a Avenida Marquês de São Vicente está alagada. E na Mooca (Zona Leste), há três pontos de alagamento: na Rua Vilela, na Radial Leste, e na Rua Serra de Japi.

60.551 residências estão sem luz na capital, segundo a Enel. Até às 15h30, eram 75.240 casas com abastecimento de energia interrompido em todo o estado de São Paulo.

Bombeiros relataram seis chamados para quedas de árvores, e três chamados para enchentes. Os locais das ocorrências não foram informados.

Trens da Linha 12 - Safira estão operando em velocidade reduzida. A Linha 13 - Jade está em operação parcial. Já os trens da Linha 10 - Turquesa não estavam operando entre estações Prefeito Saladino e São Caetano do Sul por volta das 14h. O UOL entrou em contato com a companhia para saber se a rota já foi retomada.

Rajadas de vento chegaram a 30 km/h na Zona Sul. A estação meteorológica Capela do Socorro-Cidade Dutra captou ventos de 31,1 km/h, enquanto foram registradas rajadas de 26,4 km/h na estação Lapa-Vila Leopoldina (Zona Oeste), e de 25,1 km/h na Cidade Ademar (Zona Sul).

Continua após a publicidade

Chuva é causada por pelo forte calor e chegada de brisa marítima, explica CGE.

São Paulo deve seguir com calor e pancadas isoladas de chuva no fim de semana. No sábado, as chuvas devem acontecer a partir da tarde com intensidade entre moderada e forte, e com presença de raios e rajadas de vento. Já no domingo, a previsão aponta maior nebulosidade na parte da tarde e condições para ocorrência de pancadas de chuva.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.