Defesa Civil interdita mais oito igrejas em Salvador após morte de turista
Ler resumo da notícia

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) interditou oito igrejas da cidade até o início da noite desta sexta-feira (14). As interdições ocorrem nove dias depois de uma turista morrer no desabamento do teto da Igreja de São Francisco de Assis, no Pelourinho, no última dia 5.
O que aconteceu?
As oito igrejas foram interditadas durante a força-tarefa, que vistoriou 106 imóveis nesta semana. Foram inspecionados casarões, museus, conventos e 14 igrejas na região do Centro Histórico de Salvador. Os imóveis foram classificados como de risco alto ou muito alto. Segundo a Codesal, muitos deles estão totalmente abandonados, representando risco para moradores e transeuntes. A maioria das construções é tombada.
A Igreja de São Francisco de Assis não está na relação. O local foi interditado ainda na semana passada, logo após o desastre, e, por isso, não consta na listagem.
A força-tarefa identificou, ao todo, 206 imóveis considerados de risco alto e 81 com risco muito alto. Segundo a Codesal, as vistorias realizadas buscam possíveis problemas nas edificações e nas estruturas físicas que possam resultar em desabamentos e incêndios. Também são apontadas soluções para o enfrentamento dos problemas detectados.
Foram interditadas:
- Igreja de São Miguel
- Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem
- Igreja Nossa Senhora da Ajuda
- Igreja e Convento dos Perdões
- Igreja de São Bento da Bahia
- Igreja dos Quinze Mistérios
- Igreja da Ordem Terceira do Carmo
- Convento Santa Clara do Desterro
Principais problemas detectados:
- Deterioração em estruturas de madeira das coberturas e assoalhos;
- Oxidação de ferragens com desprendimento de reboco em paredes e lajes;
- Infiltrações generalizadas e fissuras e rachaduras em alvenarias.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.