Linha 8-Diamante: estação de trem de 1949 reabre em março em Itapevi (SP)

Ler resumo da notícia
A estação de trem Ambuitá, da Linha 8-Diamante, deve ser reinaugurada em Itapevi (SP) em março deste ano, ligando a Estação Júlio Prestes, na região da Luz, no centro de São Paulo, à região metropolitana.
O que aconteceu
Previsão é que ela seja inaugurada em março. Detalhes devem ser divulgados em breve, informou a ViaMobilidade, responsável pela linha.
A estação foi desativada em 2010 pela CPTM. O consórcio ViaMobilidade assumiu a gestão da Linha 8-Diamante, em 2021, com a condição de reconstruir a estação. A obra é feita em parceria entre a Prefeitura de Itapevi e a concessionária.
Acesso é pela antiga estação, de 1949. Ela fica na rua Dr. José Alexandre Crosgnac, onde antes era a "Parada Iracema" da Estrada de Ferro Sorocabana. Em 1985, passou por modernização pela antiga Fepasa, estatal que operava a linha. .
Concessionária também deve entregar nova passarela. Segundo a prefeitura, até o fim deste ano, a ViaMobilidade deve concluir a passarela próxima à estação de trem Amador Bueno, entre outras medidas previstas em contrato.
A estação contará com um edifício de acesso dos passageiros com duas plataformas para embarque. Cada uma delas terá 120 metros de extensão e 3,50 metros de largura.
O prédio terá dois pavimentos e atenderá às normas de acessibilidade, garantiu o município. Também será disponibilizado um estacionamento para bicicletas na entrada para "incentivar a mobilidade no município", diz o comunicado divulgado pela prefeitura.
A linha 8-Diamante tem hoje 22 estações e integrações com as linhas 3-Vermelha do Metrô, 7-Rubi da CPTM e 9-Esmeralda de trens metropolitanos. Estações: Júlio Prestes, Palmeiras-Barra Funda, Lapa, Domingos de Moraes, Imperatriz Leopoldina, Presidente Altino, Osasco, Itapevi, Amador Bueno.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.