Estado de atenção: Recife tem mortes e alagamentos após chuvas
Ler resumo da notícia
Fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife desde ontem causaram alagamentos, cancelamento de aulas e ao menos duas mortes na capital.
O que aconteceu
Cidade está em estado de atenção para alagamentos e deslizamentos em áreas de morro. A orientação da Defesa Civil é de que as pessoas evitem deslocamentos e fiquem em casa, com exceção dos moradores de áreas de risco. Outras recomendações são evitar ficar embaixo de árvores, não andar em áreas alagadas e "ficar longe de eletricidade".
Mais de 150 milímetros de chuva em 24 horas. O Centro de Operações do Recife (COP) informou que, em 24h foram registradas chuvas que chegaram a 167 milímetros no pluviômetro do Torreão, no Recife. O dado equivale a 58% da média histórica do mês de maio neste século, que é de 286 milímetros. Para efeito de comparação, no mês de abril inteiro choveu 78 milímetros. Outras cidades da Região Metropolitana do Recife também registraram altos índices, como Jaboatão dos Guararapes, com 161.2 milímetros, e Olinda, com 125,3 milímetros em 24h, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas.
Pelo menos duas pessoas morreram na zona sul do Recife. Elas foram eletrocutadas ao lado de um trailer de comida na avenida Engenheiro Alves de Souza, no bairro da Imbiribeira, na noite de ontem. O local estava alagado e há suspeita de vazamento de energia elétrica. A Neoenergia, responsável pelo abastecimento, lamentou as mortes e informou que a estrutura era abastecida com uma ligação clandestina.
Desde a meia-noite, a Defesa Civil do Recife recebeu ao menos 104 chamados, entre pedidos de vistorias e colocação de lonas plásticas. Há pelo menos sete pontos de alagamento na capital, e foram registradas 29 quedas de árvores. A Defesa Civil do Recife pode ser acionada pelos telefones 0800-0813400 e 3036-4873, ou pelo Conecta Recife. O abrigo do CSU Bidu Krause e o abrigo emergencial do Arruda estão abertos.

Prefeitura anuncia que aulas estão canceladas. A Prefeitura do Recife cancelou todas as aulas da rede municipal de ensino e todos os serviços municipais não essenciais. O governo do Estado, por sua vez, cancelou todo o expediente nas escolas da Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata. Olinda, Abreu e Lima e Cabo de Santo Agostinho, cidades no Grande Recife, também cancelaram o expediente.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.