ViaMobilidade começa a instalar barreiras de proteção nas portas da Linha-5

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A ViaMobilidade está instalando barreiras de proteção nas portas das plataformas da Linha 5-Lilás do Metrô. A medida de segurança está sendo adotada depois da morte de um passageiro, em 6 de maio.
O que aconteceu
Barreiras vão eliminar o vão entre o trem e a porta da plataforma. Estruturas chamadas de Gap Fillers são feitas sob medida para tapar o vão. Elas são compostas por polímero e têm o interior metálico.
Todas as 17 estações da Linha 5-Lilás terão Gap Fillers. A primeira é a estação Capão Redondo, que recebeu a estrutura de segurança na noite da última sexta-feira (16). No total, 3.500 unidades foram encomendadas.
Instalação será concluída em até 90 dias. O trabalho está sendo realizado à noite para minimizar impactos na operação.
Medida é temporária, até que sensores sejam colocados entre as portas. A concessionária que administra a linha informou que pretende instalar sensores de presença que travem o fechamento das portas e o movimento do trem caso tenha algo ou alguém preso no vão entre a porta da plataforma e a do trem.
Passageiro ficou prensado entre prontas e foi arrastado
Lourivaldo Ferreira da Silva Nepomuceno, 35, morreu após ficar preso entre o trem e a porta da plataforma da Estação Campo Limpo da Linha 5-Lilás do Metrô. Depois de ficar prensado, ele foi atingida pelo trem. Acidente aconteceu em 6 de maio.
ViaMobilidade culpou o passageiro. Em nota, a concessionária disse que, "mesmo após todos os alarmes visuais e sonoros, ele [a vítima do acidente] tentou entrar no vagão e acabou ficando preso no espaço entre as portas do trem e da plataforma".
As portas do trens têm sensor que impede que eles partam com as portas abertas. No entanto, não há sensores no vão entre a porta da plataforma e a porta do trem.
A Linha 5-Lilás dispõe de um sistema, utilizado nacional e internacionalmente, de sensores de obstrução de portas para impedir que os trens partam com as portas abertas. No caso em questão, mesmo após os alarmes visuais e sonoros, ao tentar entrar no vagão, o passageiro acabou ficando no espaço entre o trem e a plataforma, onde não há sensores. Como tanto as portas de plataforma quanto as do vagão estavam fechadas, o trem partiu
ViaMobilidade, em nota
*Com informações do Estadão Conteúdo.
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