Topo

Balão cai em SC e mata 8 pessoas; fogo teria começado com maçarico

Do UOL, em São Paulo

21/06/2025 10h24Atualizada em 21/06/2025 20h36

Um balão de ar quente com 21 pessoas pegou fogo e caiu hoje no município de Praia Grande, no sul de Santa Catarina.

O que aconteceu

Oito pessoas morreram e 13 sobreviveram. Inicialmente, os bombeiros disseram que havia 22 pessoas no balão, mas o número foi corrigido para 21, incluindo o piloto (veja os nomes ao fim do texto).

Piloto conseguiu baixar o balão e falou para passageiros saltarem, disse delegado. O responsável pela delegacia de Praia Grande, Tiago Luiz Lemos, contou que o piloto percebeu o início do incêndio e fez a manobra para tentar pousar. Neste momento, os treze sobreviventes pularam do balão.

Quatro das vítimas morreram carbonizadas ao não conseguir sair. Isto ocorreu porque o veículo, mais leve após outras pessoas pularem, acabou subindo alguns metros. Antes, outras quatro vítimas pularam quando o balão ainda estava muito alto e morreram na queda.

As chamas teriam começado no cesto do balão, por causa de um maçarico, ainda segundo o delegado. O chefe da Polícia Civil de Santa Catarina, o delegado-geral Ulisses Gabriel, disse que o órgão vai apurar as causas do acidente, em conjunto com a Polícia Científica do estado.

Imagens publicadas nas redes sociais registraram o momento em que o balão cai. A lona pega fogo, e o cesto se solta de uma altura considerável do chão. Os destroços aterrissaram em uma área de mata na comunidade de Cachoeira do Bom Jesus, em Praia Grande.

Imagem mostra o que sobrou do balão; objetos foram carbonizados pelo fogo Imagem: Edna Schmitz/CBMSC (Corpo de Bombeiros de Santa Catarina)

Empresa responsável pelo balão suspendeu operações por tempo indeterminado. A Sobrevoar Serviços Turísticos informou que tomou a medida "em respeito às vítimas, seus familiares e à comunidade".

Empresa disse que nunca havia registrado acidentes, e que cumpre todas as normas do órgão regulador. "Expressamos nossos sentimentos aos familiares das vítimas, oferecendo nosso total apoio e nossas preces, colocando-nos à disposição para auxiliar em tudo que for necessário", disse a companhia Sobrevoar em nota publicada no Instagram. "Trabalhamos com seriedade e cumprimos todas as normas da Anac, destacando que não tínhamos registro de acidentes anteriores."

Testemunha relata queda: 'Cena mais triste'

Mulher presenciou tragédia. A contadora Jamile Santos relatou que o balão da empresa Sobrevoar começou a soltar fumaça e descer rapidamente.

O balão dela não decolou. Jamile conta que o balão onde estava ficou preso em uma árvore e, por isso, não chegou a levantar voo. Segundo ela, seu voo originalmente aconteceria ontem, mas foi adiado para sábado por causa do mau tempo.

Testemunha relata impacto emocional. Jamile disse que viu o balão despencar com pessoas dentro e descreveu o momento como "a cena mais triste de sua vida".

Essa imagem não sai da minha cabeça. Hoje, uma nova Jamile renasce. A vida é curta e nunca sabemos o dia de amanhã
Jamile Santos, que testemunhou a queda do balão

Qual o estado dos feridos?

O Corpo de Bombeiros disse que todas as vítimas foram atendidas. Elas foram encaminhadas para unidades de saúde nas proximidades.

Todos os cinco feridos levados ao hospital municipal Nossa Senhora de Fátima já tiveram alta. Em nota, a unidade de saúde informou que os pacientes deram entrada no local com ferimentos leves, foram devidamente "atendidos, medicados e já receberam alta hospitalar".

Bombeiro de Santa Catarina no local onde balão de ar quente caiu em Praia Grande; 8 pessoas morreram Imagem: Divulgação/CBMSC

Autoridades lamentaram

O presidente Lula (PT) e o governador Jorginho Mello (PL-SC) lamentaram o acidente. "Quero expressar minha solidariedade às famílias das vítimas do acidente ocorrido com um balão na manhã deste sábado em Santa Catarina. E colocar o Governo Federal à disposição das vítimas e das forças estaduais e municipais que atuam no resgate e no atendimento aos sobreviventes", disse o presidente. "Estamos todos consternados com o acidente envolvendo um balão em Praia Grande", falou o governador.

Prefeitura decretou luto oficial de três dias no município. "Considerando a dor e o sofrimento das famílias das vítimas, assim como o de todos os envolvidos neste lamentável acidente, é decretado luto oficial no município de Praia Grande pelo período de três dias contando a partir da data de edição deste decreto [hoje]", diz o documento, assinado pelo prefeito Elisandro Pereira Machado (PP).

Cidade, conhecida como "capital dos cânions", é destino tradicional de balonismo no estado. Apesar do nome, Praia Grande não fica no litoral catarinense, mas na região dos Aparados da Serra, na divisa com o Rio Grande do Sul. Está localizada a cerca de 270 quilômetros de Florianópolis e é chamada de Capadócia Brasileira, em alusão à região da Turquia onde a prática de balões atrai turistas de todo o mundo.

Este é o segundo acidente de balão em menos de uma semana no país. No último domingo, um balão caiu em Capela do Alto, na região de Boituva, no interior de São Paulo, e matou uma mulher. O piloto foi preso por imperícia, informou a Secretaria de Segurança Pública paulista, que disse que ele tentou pousar várias vezes em áreas inadequadas.

Também na manhã de hoje, um balão tripulado realizou um pouso de emergência em Sorocaba, no interior de São Paulo. Ainda não há informações sobre a causa do incidente e quantas pessoas que estavam a bordo do balão. Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém se feriu.

Quem eram os passageiros, segundo a polícia

Mortos

  • Leandro Luzzi, 33
  • Leane Elizabeth Herrmann, 70
  • Leise Herrmann Parizotto
  • Everaldo da Rocha, 53
  • Janaina Moreira Soares da Rocha, 46
  • Fabio Luiz Izycki
  • Juliane Jacinta Sawicki, 36
  • Andrei Gabriel de Melo, 34

Sobreviventes

  • Elvis de Bem Crescêncio (piloto)
  • Leciane Herrmann Parizotto
  • Thayse Elaine Broedbeck Batista
  • Marcel Cunha Batista
  • Claudia Abreu
  • Rodrigo de Abreu
  • Victor Hugo Mondini Correa
  • Laís Campos Paes
  • Tassiane Francine Alvarenga
  • Sabrina Patrício de Souza
  • Fernando da Silva Veronezi
  • Leonardo Soares Rocha
  • Luana da Rocha

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Balão cai em SC e mata 8 pessoas; fogo teria começado com maçarico - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano