UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA

Finanças pessoais

>

Carros

>

Defesa do consumidor

O que é que eu faço, Sophia?
Josélia

Gostaria de saber o que pode ser cobrado de multa sobre atraso em financiamentos de automóveis.

Além da multa de no máximo 2%, conforme estabelecido no Código Civil, poderão ser cobrados correção monetária e juros, conforme estipulado em contrato. Antes de assinar qualquer tipo de contrato, é sempre aconselhável consultar um advogado, para verificar se outras taxas que poderão ser cobradas não são excessivas e ilegais.

Leonardo

Comprei um carro usado que apresentou muitos problemas. Qual a responsabilidade da agência?

Discussão difícil, pois dependerá do tipo de problema que o carro apresentou. Se for problemas com peças desgastadas, cujo desgaste é natural do tempo e esperado, ficará difícil conseguir algum tipo de reparação. Mas se o problema for com alguma ilegalidade ou algum dano que impossibilite o uso do carro, a agência tem total responsabilidade.

Oscar

Tenho um financiamento de carro. Em março, paguei uma parcela antes da data do vencimento. O banco diz que não recebeu o pagamento. Já passei o comprovante por fax inúmeras vezes e eles não deram baixa. Agora mandaram meu nome para o Serasa. O que posso fazer?

Comunique o banco por escrito da ocorrência anexando cópia do comprovante de pagamento. Se não se resolver amigavelmente, terá de entrar na Justiça.

Valmir

Quando compro carro usado, a revendedora é obrigada a me fornecer nota fiscal?

Sim, pois é sua garantia. Se ela se recusar, denuncie à Receita Federal.

Cecília

Comprei um carro numa loja por causa da proposta de compra, na qual consta por escrito que o prazo de entrega é de 7 dias. Já se passaram dez dias e a vendedora não em atende. O que posso fazer?

Se a promessa consta por escrito, o comprador poderá desistir da compra pois está caracterizado não cumprimento do contrato.

Wagner

Comprei um carro de uma revendedora que me entregou o carro com toda a documentação. Fiz o financiamento com um banco e o seguro com outro banco. Após um mês meu carro foi parado em uma blitz e o carro foi apreendido por não estar licenciado. Quando fui recuperá-lo, a polícia me informou que o chassi estava adulterado. E agora, quem vai pagar meu prejuízo?

Se o consumidor tem a nota fiscal da compra, a empresa é a responsável pela venda de um veículo ilegal. É aconselhável reclamar judicialmente.

Luciana

Comprei um carro usado que só me dá problema. Posso devolvê-lo? A agência terá de pagar minhas despesas?

Depende. Se os vícios de qualidade do carro eram aparentes no momento da compra e foram informados, fica difícil reclamar. Se os vícios de qualidade eram ocultos, foram aparecendo com o tempo, é possível haver reparação. Procure o Procon.

Shopping UOL

Shopping UOL