UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA
O que é que eu faço, Sophia?
Alexandre

Tenho seguro de veículo de aluguel há anos e precisei usar a assistência gratuita de guincho. Só que na terceira vez, eles me disseram que só cobriam duas ocorrências no ano. Apesar de ser um serviço gratuito, senti-me lesado no meu direito de consumidor.

Se não está especificado no contrato, a seguradora não pode recusar a assistência mesmo que o serviço seja gratuito. O consumidor tem direito ao prévio conhecimento dos seus direitos e obrigações (artigo 46 do Código de Defesa do Consumidor).

Sandra

Quero saber se o seguro pode se negar a pagar os custos de reparo de veículo batido se o pára-brisa tiver insulfime.

Não, a menos que essa restrição conste do contrato assinado.

Ana Cristina

Quero fazer meu seguro por valor determinado, pois entendo que meu carro vale mais do que a tabela diz. O que eu faço?

Terá de entrar na Justiça, pois a Susep, por meio de ato normativo, instruiu as as seguradoras a não fazerem seguros por valor determinado, por entender que isso contraria o Novo Código Civil. Já o Procon entende que essa avaliação da Susep distorce o Código Civil, já que há carros que não constam de tabelas e problemas como o seu que deixaram de ter solução.

Daniela

Meu carro está no meu nome e o seguro está no nome da minha mãe por ser mais barato por causa da idade dela. Já ouvi dizer que quando isso acontece o seguro não paga, mas o corretor insiste em dizer que não tem problema. O que eu faço?

Se o risco do seguro é calculado pelo perfil do motorista, o preço incide sobre este risco. Se a seguradora conseguir provar que houve má-fé para baratear o preço do seguro, ela poderá se recusar a pagar.

Abel

Posso fazer o seguro do meu carro em valor inferior ao de mercado? Pequeno prejuízo é lucro...

Só o seguro por valor determinado permite esse tipo de transação e esse tipo de seguro não está sendo aceito pelas seguradoras atualmente.

José Raimundo

Se na avaliação do risco for informado que apenas uma pessoa dirige o veículo, significa que somente se o motorista estiver na condução ocorre a cobertura para sinistros? E se eu deixar o carro com um manobrista de uma empresa? E se eu passar mal e alguém me socorrer com meu carro?

Normalmente se há algum dano ocasionado por manobristas, quem deve cobri-lo é o seguro do estacionamento. As seguradoras costumam ser bastante rígidas quanto às cláusulas de não pagamento no caso de outros motoristas dirigirem o veículo, especialmente quando se trata de pessoas com menos de 24 anos.

José

É vantajoso responder ao questionário de avaliação de risco para fazer seguro de automóveis?

Normalmente as seguradoras fazem esse tipo de avaliação para cobrarem mais do grupo de maior risco de acidentes e menos dos que têm um histórico melhor. Feito o questionário e aceito o seguro, a seguradora não poderá se recusar a pagar o seguro, a menos que descubra que o segurado mentiu ou usou de má-fé.

Guilherme

Tive meu carro furtado no dia 31/10 e recuperado no dia 14/11. Percebi que a seguradora fez o possível para atrasar o recebimento da minha documentação. Sou obrigado a aceitar o veículo de volta e pagar a franquia?

A seguradora tem prazo legal de 30 dias depois de recebida toda a documentação para pagar o seguro. E se o veículo aparecer, eles não são obrigados a pagar o seguro.

Regina

Solicitei a 2ª via da apólice de seguro do meu carro para renovar o seguro com outra seguradora, visto que não recebi nem a 1ª via, dando conta disso apenas na hora da renovação. Não recebi nada e perdi o bônus da outra seguradora. O que posso fazer?

A seguradora é obrigada a enviar a apólice do seguro em 30 dias. Se não o fez, você deve reclamar à Susep. Se estiver em São Paulo, deve enviar carta registrada com a descrição da reclamação e duas cópias de toda a documentação que você tiver para a Rua Formosa, 367, 26° andar, CEP 01049-000, A/C Plantão Fiscal. Se estiver em outra parte do País, ligue para a Susep - 0800 21 8484, que eles dizem para onde encaminhar a reclamação.

Cynthia

Gostaria de saber se é lícito a uma companhia de seguros estipular a quilometragem máxima para cobertura de serviço de guincho, cobrando do segurado o valor correspondente aos quilômetros excedentes, sendo que a origem deste guincho por determinada pela própria seguradora?

O segurado não é obrigado a aceitar se não teve conhecimento prévio.

Carmen

Bati o carro, que ficou destruído. A seguradora, porém, não deu perda total. Mandou arrumar numa concessionária. Isso foi em 9 de agosto. Até agora o carro não ficou bom. Todo comprador que aparece oferece um valor bem baixo para ficar com o carro. Paguei o seguro para garantir o meu bem, e agora tenho um carro com um ano de vida e metade do valor de mercado. Tenho algum direito?

A concessionária tem de devolver o carro em perfeitas condições de uso. Se o consumidor não ficar satisfeito, o código de defesa dá o direito a que ele seja ressarcido em dinheiro. Reclame no Procon, na Susep e, se preciso, entre na Justiça.

Neilson

Um carro bateu no meu automóvel. Como meu veículo estava na preferencial, a culpa foi dele. O problema é que quem estava dirigindo o meu carro era minha irmã de 22 anos. Na minha apólice, consta que não há menores de 26 anos que possam conduzir meu carro. O que pode acontecer?

Sua seguradora pode se recusar a pagar, se estiver explícito no contrato que não há cobertura caso menores de 26 anos dirijam o veículo.

Adailton

Tenho um corsa 97 e o valor do seguro é muito alto. Tem alguma maneira de baratear o preço?

A dica da Dinah Barreto é diminuir ao máximo o ressarcimento pela responsabilidade civil e de acidentes com terceiros. Esse item costuma encarecer bastante o seguro.

Ana Beatriz

Bati o carro e descobri que minha corretora de seguros errou e me deixou descoberta em caso de sinistro. Mediante muita insistência da minha parte, a seguradora resolveu me ajudar, mas já estou sem carro há 80 dias. O que posso fazer?

Entrar na Justiça e pedir ressarcimento pelos danos materiais e morais. Vale lembrar, porém, que tanto a corretora quanto a seguradora são co-responsáveis e respondem solidariamente pelo seu prejuízo.

Márcio

Ladrões arrombaram meu carro para roubar o toca-CD. Com isso, destruíram o painel. Mandei arrumar numa funilaria conveniada da seguradora e meses depois o painel quebrou sozinho. Tenho direito a reclamar?

Depende do tempo que passou. O código de Defesa do Consumidor dá 90 dias de garantia pelos serviços.

Arnaldo

Minha seguradora não quer me dar bônus de renovação. Ela pode fazer isso?

Pode. Mas você também pode não renovar seguro e procurar uma seguradora que valorize o cliente.

Raul de Assis

Fiquei surpreso, ao renovar o seguro, que o Banco Central proibiu o seguro de automóveis por valor determinado. Isso é verdade?

Não foi o Banco Central quem proibiu, mas a Susep (Superintendência de Seguros Privados), órgão do Ministério da Fazenda encarregado de regulamentar e fiscalizar o setor. Segundo a Susep, a proibição (que consta do Ato Normativo n° 5, de 26/3/03) está de acordo com o Código Civil, artigos 781 e 782. (Art. 781. A indenização não pode ultrapassar o valor do interesse segurado no momento do sinistro, e, em hipótese alguma, o limite máximo da garantia fixado na apólice, salvo em caso de mora do segurador. Art. 782. O segurado que, na vigência do contrato, pretender obter novo seguro sobre o mesmo interesse, e contra o mesmo risco junto a outro segurador, deve previamente comunicar sua intenção por escrito ao primeiro, indicando a soma por que pretende segurar-se, a fim de se comprovar a obediência ao disposto no art. 778).

Ronaldo Caetano

Vou comprar um carro no final do ano e já fiz cotação do seguro. Ficou em R$ 2.400 para um Palio ano 2000! Tenho 23 anos e este é meu primeiro carro. É normal um valor de seguro tão alto para um carro popular? Tem explicação para isso?

Tem, sim. As seguradoras utilizam para o cálculo do prêmio o perfil do segurado. Normalmente, condutores com menos de 24 anos pagam mais porque o risco de acidentes com essa faixa etária é considerado maior. Daí o valor alto.

Mauro

Tenho direito a algum desconto por nunca ter usado o seguro de carro?

Normalmente, as seguradoras trabalham com descontos que variam de 15% a 30% no valor do prêmio.

Rodolpho

Por que toda vez que se renova um seguro de auto na mesma empresa seguradora nunca se consegue pagar um valor inferior ao anterior, uma vez que houve desvalorização do auto, bonificação por não ter sinistro.

Segundo José Carlos Scola, diretor da Vila Velha Corretora de Seguros, o seguro de automóvel é calculado pelo valor de reposição dos danos. Como um pára-lama de um carro antigo tem o mesmo valor de reposição de um carro 2003, o seguro do carro antigo fica proporcionalmente mais caro que o do carro novo.

José Cláudio

Comprei um carro usado e fiz a transferência legalmente. Quando solicitei um seguro me disseram que o carro era recuperado e não iam aceitar meu contrato. Isso está certo?

Sim, a seguradora tem esse direito. Por isso é importante verificar, antes de comprar um carro, se os documentos estão corretos no site do Detran. www.detran.sp.gov.br

Alcides Ferrari

Tenho um seguro de carro e gostaria de colocar mais uma pessoa como usuário de carro. É possível colocar pessoa que não seja parente?

É permitido.

Silmara

Pago seguro de automóvel há mais de 10 anos. Gostaria de saber se tenho algum dinheiro a receber por causa disso, como um prêmio, por exemplo.

As seguradoras costumam premiar os segurados que não utilizam o seguro com descontos no valor a pagar (prêmio) de até 30%.

Gabriel

Gostaria de saber se, no caso de meu carro ser roubado e meu filho estiver com ele, o seguro cobre?

Se seu filho estiver cadastrado como um dos usuários do carro, sim. Caso contrário, o seguro não vai cobrir.

Aroldo Simião

Tenho um carro ano 95, modelo Golf GL 1.8. Estou com muitas dificuldades de fazer o seguro, pois o preço que me pedem é infinitamente superior a muitos carros 0km.

O preço do seguro está relacionado ao risco. Segundo me explicou o diretor da Vila Velha Corretora de Seguros, José Carlos Scola, o índice de sinistralidade relacionado a este carro em relação a roubo é muito alto, daí o motivo de o preço do seguro ser elevado.

Livaldo

Esta semana fui renovar meu seguro de carro e não me deixaram contratar a cláusula de valor determinado. Isso está certo?

A proibição consta do do Ato Normativo n° 5, de 26/3/03) expedido pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), órgão do Ministério da Fazenda encarregado de regulamentar e fiscalizar o setor. Segundo a Susep, a proibição está de acordo com o novo Código Civil, que veda ao segurado receber uma indenização superior ao que vale o bem no momento do sinistro.

Guia básico

Como funciona o seguro de automóvel?

O seguro de automóvel é um dos mais usados, principalmente nos grandes centros urbanos, devido ao aumento da violência. No seguro de automóvel as apólices costumam ter prazo de um ano e cobrem a reparação dos danos ocorridos no veículo segurado ou causados por ele a terceiros.

Guia básico

Todos os seguros de carros têm direito a guincho?

Não, mas é cada vez mais comum as seguradoras oferecerem benefícios adicionais aos segurados para contratarem seus planos. É importante verificar quais são os benefícios dados. Algumas seguradoras oferecem assistência 24 horas para veículos, mas existem diferenças entre elas. Algumas dão direito a guincho, mecânico, resgate e remoção para hospital em caso de acidente. Outras dão direito à cobertura completa, que, além dos benefícios citados anteriormente, também cobrem todas as despesas em caso de acidente em outra cidade ou Estado, incluindo passagem e estadia para acompanhante.

Shopping UOL

Shopping UOL