! Abril vende fatia a Naspers e suspende oferta de ações - 05/05/2006 - Reuters - Economia
UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA


Últimas Notícias  


05/05/2006 - 20h01
Abril vende fatia a Naspers e suspende oferta de ações

SÃO PAULO (Reuters) - O Grupo Abril informou nesta sexta-feira que vendeu participação de 30 por cento de seu capital para a sul-africana Naspers, maior grupo de mídia da África, por 422 milhões de dólares.

Essa percentual inclui a participação de 13,8 por cento que pertencia aos fundos de investimento administrados pela Capital International, que tinha comprado essa fatia em julho de 2004, por cerca de 150 milhões de reais.

Com o novo acordo, a empresa suspende o processo de abertura de capital, iniciado no dia 5 de abril.

"As negociações com o Grupo Naspers foram realizadas nas últimas três semanas, após um primeiro contato entre as partes em janeiro", afirmou o Grupo Abril em comunicado.

"A família Civita permanece no controle do Grupo e do conteúdo editorial. A Naspers terá assento no conselho de administração, mas não exercerá influência na gestão do negócio", complementou.

A maior parte da receita da Naspers, quase 73 por cento, vem das operações na África do Sul, de acordo com o site da empresa, mas a companhia também atua em outras regiões da África, na Grécia, em Chipre, na Holanda, nos Estados Unidos, na Tailândia e na China.

O Grupo Abril foi fundado em 1950 e emprega hoje cerca de 6 mil pessoas nas áreas de revistas, livros didáticos, conteúdo online, Internet em banda larga, TV segmentada e por assinatura e data base marketing.

Segundo o site do grupo, nos primeiros noves meses do ano passado foi registrado um prejuízo de 33 milhões de reais.

(Por Juliana Siqueira)