UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA

18/10/2007 - 21h45

Barril de petróleo passa de US$ 90 em Nova York

NOVA YORK, 18 Out 2007 (AFP) - O preço do barril de petróleo ultrapassou os 90 dólares nesta quinta-feira em Nova York, nas transações eletrônicas após o final do pregão.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o preço do barril "light sweet crude" para entrega em novembro era de 90,02 dólares às 22h GMT (20h de Brasília), contra 89,47 dólares no fechamento oficial do mercado.

A disparada do preço foi provocada pela crescente tensão no Oriente Médio e a precariedade dos estoques mundiais antes do inverno no hemisfério norte.

As cotações em Londres também continuaram aumentando após o fechamento do Intercontinental Exchange, onde o barril de Brent do mar do Norte para entrega em dezembro havia encerrado em 84,60 dólares, escalando, posteriormente, até os 84,88 dólares.

Esta semana, os preços do petróleo também foram afetados pelas ameaças feitas pela Turquia de lançar uma ação militar no norte do Iraque contra rebeldes curdos, assim como por um dólar enfraquecido, que torna mais baratas matérias-primas como o cru para compradores com moedas fortes.

O euro alcançou nesta quinta-feira um novo recorde de 1,4310 por dólar.

"O tema parece não ser mais se o petróleo alcançará os 100 dólares por barril, mas quando", estimou o analista Kevin Norrish, da Barclays Capital.

Shopping UOL