! Autoridades chinesas apreendem 13 mil pares de tênis Nike falsos - 27/07/2005 - EFE - Economia
UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA


Últimas Notícias


27/07/2005 - 09h04
Autoridades chinesas apreendem 13 mil pares de tênis Nike falsos

Pequim, 27 jul (EFE).- As autoridades da província de Cantão, no sul da China, apreenderam nesta quarta-feira, após dois meses de investigação, 13 mil pares de tênis Nike falsificados avaliados em US$ 679 mil, segundo o jornal governista China Daily.

Os tênis pirateados foram achados num armazém do distrito de Baiyun, dois meses após a multinacional Nike denunciar um alto número de vendas de produtos falsos em Cantão (principal centro da indústria de bens de consumo nacional).

Os responsáveis pela falsificação dos tênis estão desaparecidos, por isso o caso foi transferido à Polícia, assinalou a Administração de Indústria e Comércio de Cantão, até agora responsável pelo caso.

A China é a principal origem de falsificações de produtos de todo tipo no mundo, desde material informático e filmes até roupas, calçados e bolsas de marca.

Embora Pequim tenha estabelecido duras leis contra a pirataria e elevado as punições, países como EUA alegam que o gigante asiático continua sem fazer o suficiente para combater o fenômeno, descumprindo os compromissos assumidos ao entrar na Organização Mundial do Comércio (OMC), em 2001.