UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA

11/09/2007 - 14h03

Brasil e Suécia firmam acordo para promover uso de biocombustíveis

Copenhague, 11 set (EFE).- Suécia e Brasil assinaram hoje em Estocolmo um Memorando de Entendimento para promover o uso da bioenergia e impulsionar a criação de um mercado mundial de biocombustíveis.

O documento foi assinado pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e a ministra de Indústria da Suécia, Maud Olofsson, no âmbito da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país escandinavo.

Brasil e Suécia se comprometem pelo acordo a aumentar a colaboração entre pesquisadores e empresas de ambos os países visando ao desenvolvimento de técnicas mais efetivas para se obter uma produção sustentável, assinalou o Governo sueco em comunicado.

O memorando estabelece também que as duas partes estudem a possibilidade de ajudar países em vias de desenvolvimento a promover o uso de energias renováveis, incluindo biocombustíveis, assim como sua produção e utilização.

"O Brasil é o primeiro produtor mundial de etanol e tem uma longa experiência na produção e no uso de combustíveis alternativos. Para a Suécia é fundamental assinar um acordo bilateral, porque necessita de cooperação internacional para desenvolver a próxima geração de combustíveis", afirmou Olofsson no comunicado.

Shopping UOL