UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA

09/11/2006 - 18h46

Futuro inquilino: atente à conservação do imóvel para evitar futuros gastos

SÃO PAULO - Quando procuram um imóvel para morar, os futuros inquilinos pensam logo na localização, para não terem tantos gastos com locomoção ao trabalho ou para levar os filhos à escola. Além disso existem os valores do aluguel, que devem realmente ser considerados.

Entretanto, pense que outros fatores também devem ser levados em consideração, para evitar despesas depois da mudança, como, por exemplo, com a infra-estrutura e possíveis problemas de má conservação.

Mobiliado ou não?

Para quem quer mudar de casa, mas não tem nenhum móvel comprado, procurar por um imóvel com geladeira, sofás e chuveiros já instalados pode ser uma boa alternativa. Muitos universitários, executivos e recém-divorciados, que passarão um tempo já determinado em uma casa ou apartamento, preferem não ter que arcar com este gasto.

Por isso, se você se encaixa em um destes perfis, ou se não está em condições de comprar uma geladeira, fogão ou máquina de lavar, opte pelo imóvel mobiliado. Mas pense que, nos imóveis que já tem todos estes aparelhos, o aluguel se torna mais caro.

Com essa informação, antes de mudar, faça as contas de quanto estará gastando a mais com aluguel mensalmente e qual o valor de todos os móveis, para pensar se realmente compensará morar em um imóvel como este ou começar a pesquisar preços de eletrodomésticos.

O imóvel está bem conservado?

O inquilino deve prestar atenção na conservação dos móveis dentro da futura casa ou apartamento. Isso porque, quando se quebra um eletrodoméstico, quem arca com as contas é o próprio usuário, ou seja, o morador, a não ser naqueles casos em que você acaba de se mudar e a geladeira logo para de funcionar, ou a luz queima. Neste caso, fica evidente que o aparelho já estava com problemas.

Outros pontos que devem ser observados são de conservação do apartamento. Atente às infiltrações e rachaduras, pisos mal colocados e outros. Mesmo que você não tenha que arcar com os custos desta reforma, pense que, por um tempo, sua casa precisará ficar inabitada. Onde você irá se instalar?

O imóvel precisa de reformas?

Alguns imóveis podem estar a um bom tempo para alugar e precisam de algumas mudanças, como pintura. Quando for procurar um imóvel, já atente às condições dele para não ter despesas inesperadas no futuro.

Os inquilinos às vezes buscam aluguéis baratos e acabam se precipitando e escolhendo um imóvel que necessita de reparos urgentes. O ideal é que a pessoa esteja preparada para o que vai enfrentar, antes de tomar sua decisão. Já veja as reformas que irá fazer e se elas valerão a pena. Você irá ficar muito tempo na casa? Caso a resposta seja sim, comece a procurar lojas e comparar preços.

Shopping UOL