UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA

07/08/2006 - 11h32

Brasileiro já pode ver programação de TV lusa no celular

Lisboa, 07 Ago (Lusa) - O grupo português de telecomunicação RTP e a operadora brasileira Vivo - joint-venture da Portugal Telecom e da Telefónica - anunciaram nesta segunda-feira uma parceria que vai possibilitar a transmissão da RTP Internacional (RTPi) no Brasil através de celulares.

A partir desta segunda-feira, o canal internacional começa a ser distribuído via celular em 19 Estados brasileiros, através do serviço Vivo Play, que permite acesso a conteúdos de televisão, vídeos e música na rede da Vivo. A parceria entre a RTP e a Vivo é válida por um período inicial de 12 meses, que podem ser renovados.

"Com este acordo, a rádio e televisão de Portugal continua a concretizar uma aposta estratégica em plataformas móveis, cujo exemplo mais recente, em julho do ano corrente, foi o lançamento do inovador serviço RTP Mobile", afirma a RTP, em comunicado.

O grupo RTP salienta também que a iniciativa enquadra-se na estratégia da empresa em ampliar a distribuição da RTPi em todo o mundo, "através da realização de parcerias com operadores fortemente implantados nos respectivos mercados", acrescenta.

O comunicado conclui que a parceria vai acautelar todas as questões relacionadas com os direitos autorais relativos aos conteúdos que serão emitidos.

Os telespectadores da RTPi no Brasil já tinham acesso ao canal da RTP via satélite ou TV a cabo.

A Vivo cobre, neste momento, cerca de 90% do território brasileiro, detendo 28 milhões de clientes e uma cota de mercado superior a 34%. A empresa assume-se como a maior operadora celular do Brasil e da América Latina e a décima maior do mundo em número de clientes.

Shopping UOL