UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA

16/04/2007 - 13h04

Unidade do Morgan Stanley compra 14,3% da Abyara

SÃO PAULO (Reuters) - A Abyara Planejamento Imobiliário anunciou nesta segunda-feira que uma unidade do banco norte-americano Morgan Stanley adquiriu 14,29 por cento do capital da empresa em uma operação privada.

Os termos financeiros do negócio não foram revelados. Com base na cotação da Abyara na Bolsa de Valores de São Paulo, o valor de mercado das cerca de 7,3 milhões de ações compradas pelo Morgan Stanley Real Estate na companhia brasileira é de aproximadamente 145 milhões de reais.

"A Abyara é uma companhia altamente dinâmica no setor imobiliário que possui uma posição privilegiada no mercado", disse o gerente-geral e chefe da área de América Latina do Morgan Stanley Real Estate, Brian Carr, em comunicado distribuído à imprensa pela Abyara.

Segundo a Abyara, trata-se do maior investimento feito no Brasil pelo Morgan Stanley Real Estate, um fundo global diversificado que faz investimentos minoritários em empresas do setor imobiliário de capital fechado e aberto.

O banco norte-americano adquiriu ações da Abyara que pertenciam à Artesia Equity Investments LLC e Marcelo Faria de Lima vinculadas ao acordo de acionistas da companhia. O Morgan também comprou papéis da Abyara detidos pelos três acionistas fundadores da Abyara fora do acordo de acionistas.

O banco tem ainda opção de comprar mais quase 4 milhões de ações ordinárias da Abyara dos mesmos acionistas acima, entre 1o de agosto e 31 de dezembro de 2007, o que elevaria a participação do Morgan na empresa brasileira a mais de 20 por cento.

A Abyara atua na incorporação, consultoria e corretagem imobiliária. A empresa foi criada em 1995 e em 2006 fez uma oferta pública inicial de ações na Bovespa.

O Morgan, que assegurou o direito de indicar um membro para o Conselho de Administração da Abyara, "não tem a intenção de adquirir o controle" da empresa ou "implementar mudanças em sua estratégia de negócios", segundo fato relevante.

No início desta tarde, as ações da Abyara eram negociadas em alta de 0,25 por cento na Bovespa, a 19,95 reais.

Shopping UOL