! Magazine Luiza compra a rede catarinense Kilar - 30/08/2005 - Valor Online
UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA


Últimas Notícias


30/08/2005 - 11h49
Magazine Luiza compra a rede catarinense Kilar

FLORIANÓPOLIS - O Magazine Luiza fez mais uma aquisição em Santa Catarina. A varejista paulista confirmou ontem a compra da rede Kilar, voltada ao segmento de eletrodomésticos, móveis e utensílios para decoração, por valor não revelado. A compra da Kilar é a terceira do Magazine Luiza no Estado. No início deste ano, a rede havia adquirido a Lojas Base, com sede em Chapecó, e a Lojas Madol, com presença no litoral norte de Santa Catarina.

A Kilar seria a participação que faltava ao Magazine no Estado já que Madol e Base não possuíam forte presença na capital. As lojas da Kilar (no site da Kilar são estimadas em 20, mas o Magazine informou em comunicado que são 15) estão localizadas em Florianópolis e na Grande Florianópolis.

Ontem, o mercado não estimava quanto poderia ter sido o valor da transação. A Kilar já estava à venda há pelo menos dois anos, mas o " proprietário pedia mais do que o mercado estava disposto a pagar " , segundo uma fonte.

Comenta-se que Antônio Koerich, diretor-presidente do grupo varejista Koerich, tentava impedir a venda da Kilar. A Kilar foi criada em 1977, como divisão do grupo Koerich. A empresa familiar, foi separada nos anos 90 ficando a então Kilar sob a administração de um dos membros da família, Carlos Eugênio Koerich, sobrinho de Antônio. A compra, especula-se, poderá trazer desconforto na família já que agora o Koerich, líder no varejo da capital, terá como concorrente a gigante paulista.

A compra não surpreendeu os varejistas. Para o consultor de varejo Eugênio Foganholo, da Mixxer Desenvolvimento Empresarial, a negociação foi discreta, para não provocar a interferência de um terceiro na transação, e também deve ter sido robusta, como a recente compra da Base, estimada pelo mercado em cerca de R$ 130 milhões.

Concorrentes locais acreditam que a movimentação do Magazine de uma forma ainda mais abrangente era inevitável. Para Nilso Berlanda, dono da rede Berlanda e irmão de Wanderlei Berlanda (que vendeu a rede Base para o Magazine Luiza), a entrada da rede paulista na grande Florianópolis dificulta os negócios dos varejistas menores, mas ele disse que vai fazer uso de estratégias que ressaltem a tradição das famílias catarinenses como ferramenta na briga pelo mercado.

O proprietário da Kilar, Carlos Eugênio Koerich, foi procurado, mas não retornou. O Magazine Luiza enviou comunicado confirmando que " a compra da Kilar foi uma oportunidade de entrar adequadamente na capital do Estado, onde as Lojas Base e Madol não tinham presença forte " .

(Vanessa Jurgenfeld | Valor Econômico )