! Serra ganharia de Lula no segundo turno com vantagem de 13 pontos, diz CNI/Ibope - 14/12/2005 - Valor Online
UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA


Últimas Notícias


14/12/2005 - 11h33
Serra ganharia de Lula no segundo turno com vantagem de 13 pontos, diz CNI/Ibope

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva perderia para o prefeito paulistano José Serra (PSDB) no segundo turno se as eleições presidenciais fossem hoje, apurou a pesquisa CNI/Ibope de dezembro. Nesta primeira vez em que o levantamento pesquisa um possível segundo turno, o tucano teria 48% das intenções de voto, abrindo uma vantagem de 13 pontos sobre Lula, que ficaria com 35%. De acordo com o Ibope, Serra obteria hoje cerca de um terço dos votos dados ao petista em 2002.

Também pela primeira vez nas pesquisas do Ibope encomendadas pela CNI, o presidente Lula foi superado por Serra na questão sobre o primeiro turno. O prefeito assumiu a dianteira após avançar 7 pontos na pesquisa de dezembro e ficar com 37% das intenções de voto para a Presidência. Lula, ao contrário, caiu de 33% em setembro para 31% em dezembro.

Serra ganhou votos no interior do país, principalmente nos municípios de pequeno e médio porte - onde o governo Lula obtém sua melhor avaliação administrativa. Também ganha nas periferias das grandes cidades e tem empate técnico nas capitais.

Em outro cenário, quando o nome de Serra sai da pesquisa e é substituído pelo governador paulista Geraldo Alckmin, Lula teria 32% no primeiro turno e o tucano, 20% - empatado com o ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PMDB).

(Azelma Rodrigues | Valor Online)